Jovens aprendizes da Prefeitura participarão de intercâmbio na Espanha
Jovens aprendizes do Programa Partiu Futuro Reconstrução que atuam na Prefeitura de Porto Alegre participarão de um intercâmbio cultural em Barcelona e Valência, na Espanha. Nyara Victoria Prudencio Romero, Lukas Scheibler Kalmann e Evelin Staczak de Oliveira embarcam em outubro.
“Quando recebi a notícia que havia passado, fiquei nervosa e feliz porque meu sonho sempre foi fazer intercâmbio”, diz Nayara, que atua na Secretaria de Saúde. “A Nyara se destaca muito pela sua responsabilidade, proatividade e comprometimento. Sem dúvida terá um brilhante futuro, fico muito contente com a escolha dela para esse programa de intercâmbio, irá contribuir e muito na construção de uma ótima profissional que vem se formando”, ressalta o supervisor Ricardo Abadie.
Critérios - Entre os critérios de seleção, foram analisados o desempenho escolar e a participação no Programa, que foi lançado pelo governo do Estado em 2024 e faz parte do Plano Rio Grande. O Partiu Futuro Reconstrução tem como objetivo dar suporte a jovens de 14 a 22 anos incompletos que foram atingidos pelas enchentes e estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
“A Evelin desempenha bem o trabalho dela, tudo que é solicitado é bem atendido, com bastante zelo e capricho. É merecedora, uma menina batalhadora. Pra nós é uma satisfação imensa”, destaca Eliomar Coimbra, do DMLU da Restinga, supervisor de Evelin.
“Nunca tinha saído do Estado, quem dirá do continente. Agora o que eu estou sentindo é muita felicidade e vai continuar assim até o dia da viagem”, revela Lukas, que fica na Secretaria de Esportes, sob supervisão de Aline Frediani. “Aqui no Centro Comunitário da Região Centro-Sul (Cecompam), vinculado à Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL), temos dois estagiários do Projeto. Os jovens realizam serviço administrativo e atendimento ao público, aprendendo a lidar com todas as idades. O Lukas em especial é muito dedicado, comprometido com as atividades”, pontua Aline.
Os jovens selecionados terão todas as despesas da viagem pagas pela Renapsi, organização não governamental que atua inserindo jovens aprendizes no mercado de trabalho. Emissão de documentos, passagens aéreas, hospedagem, alimentação, translados e passeios estão incluídos no Programa Partiu Futuro Reconstrução.
Tatiana Bandeira