Palestra sobre trabalho remoto e maternidade marca o Dia das Mães na prefeitura
Trabalho remoto, cuidado e maternidade no contexto da pandemia será tema de uma palestra, nesta sexta-feira, 7, às 14h, promovida pela Escola de Gestão Pública (EGP) e Coordenação de Desenvolvimento e Acompanhamento Funcional (Cdaf) da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) em celebração ao Dia das Mães. O evento é também um desdobramento da temática da aula magna da EGP de uma série palestras sobre as repercussões da pandemia, que será apresentada ao longo do ano.
A palestra será realizada na modalidade on-line e terá um bate-papo com as "mães-line" da prefeitura. Será ministrada pela psicóloga Daniela Dalbosco Dell Aglio, que é doutoranda em psicologia social e institucional pela Ufrgs e também é mãe.
Para ela, trabalho remoto, cuidado e maternidade no contexto de pandemia é desmistificar a ideia de que trabalhar em casa em tempos de Covid-19 seria sinônimo de um espaço tranquilo, calmo e sem interrupções. "As demandas que as mães enfrentam nesse momento dizem respeito às tarefas de cuidado, de educação com os filhos, para além da administração e organização constante do espaço doméstico."
Daniela propõe uma reflexão sobre o significado da palavra “cuidado”, para que se possa entendê-la enquanto uma prática que se refere não apenas às crianças, mas a toda ação que busca a manutenção da vida. "A partir da compreensão de cuidado enquanto uma questão política, iremos refletir sobre como dialoga diretamente com a possibilidade de uma organização justa e equilibrada de demandas sociais. A proposta inclui, para além da fala, um bate-papo para que possamos trocar experiências a respeito desse momento. Por mais que possa existir um sentimento comum de solidão entre as mães, elas compartilham um universo de criatividade para o enfrentamento do cotidiano."
Espaço para reflexão e troca de experiências - A psicóloga Aline Maria Reinbold Simões, da equipe de promoção à segurança e qualidade de vida da Cdaf, destaca que este evento possibilita um espaço de reflexão e troca de experiências sobre como conciliar o home office com as demais atividades da vida cotidiana, como o cuidado dos filhos, o trabalho doméstico e outras tarefas. "Temos visto como a pandemia tem sobrecarregado aqueles que precisam cuidar de outras pessoas e, pela nossa cultura, na maioria das vezes esse trabalho acaba sendo responsabilidade das mulheres. Então, é muito válido poder discutir sobre isso, pensar em como podemos, enquanto equipes, gestores e famílias, acolher essas mães em trabalho remoto e buscar alternativas conjuntas para amenizar as dificuldades enfrentadas."
Desafio em conciliar trabalho remoto com maternidade - "Meu maior desafio como mãe, nesta pandemia, foi conciliar o trabalho remoto com a maternidade. Mesmo estabelecendo regras e com muitas combinações, o Theo, de quatro anos, que é uma criança cheia de energia, sempre tinha alguma situação que para ele era urgente e precisava ser resolvida logo, para tratar durante uma reunião importante. Muitas vezes queria participar da reunião, dar oi para as pessoas e conversar", relata a coordenadora da EGP, Fernanda Jardim. "Ao mesmo tempo, foi uma grande alegria poder estar mais próxima dele e entre um intervalo e outro, dar um colo, um beijo e acompanhar de perto essa fase tão importante do seu desenvolvimento", complementa Fernanda.
Como se inscrever - Para se inscrever, o interessado deve entrar na Plataforma Educapoa. Ao acessar o ambiente da palestra na plataforma, a qualquer tempo, a inscrição será feita automaticamente e, ao término do evento, o próprio servidor poderá gerar o seu certificado de participação. Neste ambiente, além do acesso à sala virtual onde a palestra será transmitida, a EGP disponibilizou uma série de conteúdos relacionados ao tema e ainda um Fórum de Participação, que permite a interação entre os participantes. O link de acesso à sala virtual onde a palestra será transmitida somente será habilitado a partir das 13h30 desta sexta. Inscrições prévias e acesso à sala virtual da palestra, na plataforma Educapoa.
Em caso de dúvida ou dificuldade de acesso, enviar e-mail para escolagestao@portoalegre.rs.gov.br.
Andrea Brasil