Porto Alegre passa a integrar rede global de cidades inclusivas e sustentáveis
Ao lado de grandes centros urbanos como Los Angeles, Londres, Barcelona, Dubai, Buenos Aires e Dublin, Porto Alegre passará a integrar oficialmente o programa Mastercard City Possible. O convite ocorreu em Barcelona, na Espanha, durante o Smart City Expo World Congress, considerado o maior evento de networking, conhecimento e fomento de oportunidades para cidades inteligentes, que segue até esta quinta-feira, 18. O City Possible é uma rede mundial, promovida pela Mastercard, que busca estabelecer um novo modelo de localidades inclusivas e inovadoras, fundamentado na adoção de parcerias entre os setores público, privado e acadêmico. A iniciativa viabiliza a aplicação da tecnologia em favor da construção de cidades inteligentes, onde o desenvolvimento avança ao lado da sustentabilidade.
Representando a Prefeitura de Porto Alegre na comitiva brasileira, o secretário municipal
de Administração e Patrimônio, André Barbosa, destacou que a participação da Capital na rede City Possible trará resultados positivos. “O grande legado é Porto Alegre passar a integrar a rede City Possible. Firmaremos um memorando de entendimento tecnológico com a Mastercard, em nível mundial, sem custo algum ao Município, para buscarmos soluções sustentáveis e inclusivas. Os cases de sucesso, com a aplicação de soluções inovadoras já testadas e aprovadas em uma cidade, podem ser implementadas em qualquer outra integrante da rede global”, comemora. A formalização do convite deverá ocorrer nos próximos dias.
Smart City Expo World Congress – Em 2021, o evento ocorre em Barcelona, entre os dias 16 e 18 de novembro. A temática predominante da edição tem foco em soluções de negócios voltadas para cidades inteligentes, símbolos de inovação urbana, desenvolvidas por meio de parcerias. Especialistas internacionais encontram-se para compartilhar ideias e aprender práticas de integração entre sustentabilidade, inovação e desenvolvimento urbano. A conferência reúne cerca de 10 mil participantes de 150 países, onde organizações globais podem interagir com profissionais especializados de várias partes do mundo.
Smart Cities, ou Cidades Inteligentes, são ecossistemas urbanos que se caracterizam pela gestão de seus recursos e de sua infraestrutura aplicada de maneira sustentável. Têm como finalidade empregar a tecnologia para melhorar a eficiência político-econômica e amparar o desenvolvimento humano e social, promovendo inovação, integração e sustentabilidade.
Andrea Brasil