Prefeitura concede imóvel para construção da sede da Escola de Samba Realeza
A prefeitura formalizou neste sábado, 12, a permissão de uso de imóvel para a Sociedade Beneficente Cultural Realeza. O ato de assinatura ocorreu na Praça Arquiteto Demétrio Ribeiro, no bairro Partenon, no terreno onde será construída a sede da escola de samba.
A Realeza é uma entidade carnavalesca sem fins lucrativos que, além de mobilizar a comunidade para a preparação do Carnaval, realiza diversas ações sociais como oficinas culturais (percussão) e capacitações para o mercado de trabalho na área de tecnologia e empreendedorismo, voltadas a jovens de baixa renda, entre 12 e 24 anos. O Projeto Social Realeza é focado no desenvolvimento social através do esporte, da arte, da cultura e da formação profissional como resgate e oportunidade de inserção de crianças, jovens e adultos, incluindo idosos. A meta do projeto é atingir 300 pessoas ao ano na faixa etária dos 8 aos 65 anos.
Para o prefeito Sebastião Melo, a administração municipal precisa ser parceira de entidades que desenvolvem projetos sociais e culturais tão relevantes.
"Esta é uma demanda antiga que foi conduzida a muitas mãos, especialmente pela dedicação da comunidade. A cultura eleva a alma de uma cidade. Somos parceiros de instituições que prestam serviços de interesse público, que promovem ações para gerar emprego e renda e melhorar a vida das pessoas" - Prefeito Sebastião Melo.
Personagem histórica da Realeza, Vera Correa dos Santos, 65 anos, comemorou a conquista de um dos maiores sonhos que ela e a irmã Ana Aquino, já falecida, compartilhavam. “Minha irmã deve estar feliz. O que está acontecendo hoje é a realização de um grande sonho. Vou acompanhar a construção e espero ter a alegria de em breve festejar a inauguração da sede da nossa escola.”
O secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, salientou o trabalho de gestão patrimonial que a Smap vem realizando. “Desde 2021, estamos revisando as permissões de uso dos imóveis da prefeitura com o objetivo assegurar os requisitos legais e impulsionar a prestação de serviços de interesse público. O evento de hoje celebra nosso reconhecimento à longa trajetória da Escola Realeza.”
Termo de permissão de uso - Em 2023, a prefeitura formalizou a assinatura de nove TPUs: Fundação Thiago de Moraes Gonzaga (Vida Urgente); Instituto Itamor; ONG Caminhadores; Kinder Centro de Integração da Criança Especial; Instituto Cultural Cohab é Só Rap (Casa do Hip Hop Rubem Berta); Escola de Samba Fidalgos e Aristocratas; Sociedade Esportiva Jardim Sabará (Sejarsa) e Associação dos Adquirentes do Loteamento Residencial Jardim das Figueiras e CTG Roda de Chimarrão.
Andrea Brasil