Prefeitura concede uso de imóvel para Casa do Hip Hop Rubem Berta

09/06/2023 14:13
Alex Rocha/PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo destacou a importância do hip hop para os jovens das comunidades

A prefeitura formalizou nesta sexta-feira, 9, a autorização de uso do imóvel que abriga a Casa do Hip Hop Rubem Berta. O ato de assinatura do Termo de Permissão de Uso (TPU) Não Oneroso que assegura a continuidade das ações sociais promovidas pelo Instituto Cultural Cohab É Só Rap, localizado na rua Wolfram Metzler, 197. O evento contou com as presenças do prefeito Sebastião Melo, secretários, vereadores e representadores da comunidade.

A ocupação do imóvel está condicionada à continuidade da prestação de serviços de interesse público voltados à população da Zona Norte da Capital, a partir de manifestações culturais ligadas ao movimento hip hop.

“A cultura popular tem que ter apoio e incentivo do governo. Reconhecemos a potência deste importante movimento de resgate social nas periferias que é o hip hop. Assinamos, com muito gosto, este termo com a certeza de trazer muitas oportunidades para os jovens do Rubem Berta’ – Prefeito Sebastião Melo.

“Desde 2021 estamos vistoriando todos os Termos de Permissão de Uso e verificando se as entidades seguem prestando serviços de interesse social. O Instituto Cultural Cohab É Só Rap realiza com muita competência um trabalho social e cultural no bairro Rubem Bertaâ€, informou o secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa.

História - O instituto cultural existe formalmente desde 2017, mas há pelo menos 16 anos membros da comunidade promovem o Festival Cohab é Só Rap, considerado um dos maiores eventos do gênero do Rio Grande do Sul. A programação inclui shows gratuitos de rappers, oficinas de rap, grafite e apresentações de artistas locais, chegando a reunir um público de 10 mil pessoas. A próxima edição do festival será em dezembro deste ano, celebrando os 50 anos da criação do movimento Hip Hop. 

"A consolidação desse espaço como um local de artes é de grande relevância para o desenvolvimento de projetos culturais e um reconhecimento ao trabalho realizado pelo Instituto Cultural Cohab É Só Rapâ€, informou o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura.

  

Rita Becco

Cristiano Vieira