Prefeitura disponibiliza uso de aplicativo para acesso ao Sistema Eletrônico de Informações

05/01/2022 16:58

Símbolo de desburocratização da gestão de processos e documentos, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) agora está disponível aos servidores da Prefeitura de Porto Alegre em aplicativo para dispositivos móveis. Atualmente, são cerca de 14.800 usuários da ferramenta on-line, incluindo funcionários da administração direta e indireta. 

O secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, responsável pela pasta que coordena e executa o SEI, destaca a iniciativa da gestão. “Constatamos que desde 2015 o SEI era utilizado apenas na versão para computador. A versão em app, apesar de existir, não estava implantada. Trabalhamos para que o app ficasse disponível o mais rápido possível. A utilização do SEI App será uma ferramenta importante na implementação do teletrabalho”, ressaltou.

"A iniciativa da equipe da Procempa, identificando a oportunidade e viabilizando a implantação, vai ao encontro das diretrizes do governo, que quer ver a cidade na palma da mão do cidadão. Isso vale também para a administração pública, para os servidores. Instalamos e configuramos um módulo que permite acessar o SEI pelo aplicativo oficial a partir de dispositivos Android e iOS", explicou a diretora-presidente da Procempa, Letícia Batistela.

Desde 2015, o SEI é utilizado na prefeitura de Porto Alegre, através de um Termo de Cessão de Uso não Oneroso firmado com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), criador da ferramenta. A plataforma é utilizada em outras grandes cidades, como São Paulo. Permite a gestão processual e documental em tempo real, sem a utilização de papel, promovendo não só agilidade na tramitação mas também modernização, sustentabilidade e economia à máquina pública. 

O SEI App disponibilizará todas as funções do sistema, nas versões Android e iOS. "Estamos renovando o Termo de Cessão de Uso. Este prevê a utilização da versão 4, que terá novas funções e possibilitará a integração com outros órgãos, como a Câmara de Vereadores", complementou o secretário.

 

Andrea Pinto

Gilmar Martins