Prefeitura lança portal exclusivo para venda on-line de imóveis municipais

07/03/2023 19:01
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Tecnologia pode ser proveitosa tanto para o comprador quanto o Poder Público, diz Gomes

Nesta terça-feira, 7, a prefeitura de Porto Alegre apresentou um novo portal eletrônico exclusivo para vendas de imóveis sem serventia ao município. O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Administração e Patrimônio. Com o objetivo de facilitar o acesso aos bens disponibilizados pelo governo, a ferramenta contempla os 12 imóveis que são objetos do primeiro leilão eletrônico promovido pelo município dentro da Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei n° 14.133/2021). O site pode ser acessado aqui.

A ação faz parte do Programa de Gestão do Patrimônio Imobiliário, que adota uma nova política para a destinação mais adequada dos espaços públicos. Entre as inovações, está o recebimento de propostas para compra direta de imóveis que não sejam objetos de editais abertos pela administração. O foco para a utilização dos recursos arrecadados será em ações de manutenção, restauração e revitalização dos bem próprios do município, entre outras finalidades, como investimento em melhorias prediais nas escolas e nas ações de regularização fundiária.

“Desejamos que a inovação e tecnologia proporcionem leilões proveitosos tanto para o comprador, quanto para o poder público. Entendemos que o resultado estará nas duas pontas dessa equação”, ressaltou o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes.

"Como sempre disse o nosso prefeito Sebastião Melo, precisávamos inovar na administração do patrimônio e é isso que fizemos. O lançamento deste portal exclusivo para venda de imóveis vai ampliar o alcance e facilitar a aquisição dos bens inservíveis para o município que estiverem disponíveis para alienação (venda)”, comemorou o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa.

“O dia de hoje marca mais um passo importante na desburocratização e na busca por transformar a gestão pública mais digital e por consequência mais dinâmica e eficiente. Foi um processo construído a muitas mãos, com o apoio da Câmara Municipal”, destacou o presidente da Câmara Municipal, Hamilton Sossmeier.

“O Portal de Vendas de Imóveis da Prefeitura Municipal de Porto Alegre é uma grande ferramenta de incentivo aos novos negócios, proporcionando agregar valor aos cofres municipais para revertê-los em políticas públicas à nossa população”, destacou o secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Fabrício Peruchin.

Andrea Pinto

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes