Prefeitura recebe inscrições para vagas de residência para recém-formados

17/09/2021 10:59

Pela primeira vez, a Prefeitura de Porto Alegre faz seleção para profissionais recém-formados em diversos cursos superiores. O Programa de Residência Técnico Superior tem inscrições abertas até 17 de setembro. O edital foi publicado pela Secretaria Municipal de Administração na edição de 24 de agosto do Diário Oficial de Porto Alegre. São oportunidades de atuação nas áreas de Administração, Arquitetura, Biologia, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia Civil.

O processo seletivo simplificado será conduzido pelo Instituto Consulplan. As provas ocorrem de forma on-line, com data prevista para 10 de outubro deste ano e abrangem conhecimentos específicos referentes a cada área de atuação. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Internet, pelo site www.institutoconsulplan.org.br. Para concorrer, o candidato pode ser formado há, no máximo, cinco anos. Os residentes aprovados cumprem carga horária semanal de 30 horas e recebem bolsa-auxílio de R$ 2.500. A iniciativa tem validade de um ano, podendo ser prorrogada por igual período.

Segundo o secretário da Administração e Patrimônio de Porto Alegre, André Barbosa, a iniciativa contribui na formação dos profissionais que recém ingressaram no mercado de trabalho. “A Administração fornecerá uma experiência única aos residentes, que poderão conhecer internamente o funcionamento da máquina pública municipal, além de receberem remuneração, e em contrapartida contará com serviços qualificados tecnicamente”, finaliza.

Criado pela lei nº 12.662/2020, o Programa de Residência Técnico Superior envolve atividades teóricas e práticas, compreendendo ensino, pesquisa e extensão, e o auxílio aos servidores com formação técnico-superior no desempenho de suas atribuições institucionais, com acompanhamento realizado pela Escola de Gestão Pública (EGP), em conjunto com a Secretaria à qual o residente esteja vinculado.

  

 

Andrea Pinto

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes