Semana Nacional de Arquivos terá mostra virtual de Porto Alegre
O Sistema de Arquivos de Porto Alegre (SiArq) estará presente na 5° Edição da Semana Nacional de Arquivos, que ocorre de 7 a 11 de junho. A capital gaúcha participa com a mostra Patrimônio Histórico Cultural, realizando a exposição virtual do acervo arquitetônico microfilmado da cidade.
A Semana é uma iniciativa do governo federal para celebrar o Dia Internacional do Arquivo (9 de junho), ressaltando a essencialidade de preservar documentos de todos os formatos, já que se consistem em fonte de informações. O evento, neste ano baseado no tema Empoderando Arquivos, contará com ações culturais e acadêmicas em instituições ligadas ao tema, em todo Brasil, de forma virtual, em função da pandemia.
Com o objetivo de aproximar as instituições de memórias de todo o paÃs da sociedade e
divulgar os trabalhos nelas desenvolvidos, o Dia Internacional do Arquivo foi criado pelo Conselho Internacional dos Arquivos (ICA). A coordenadora da Divisão de Gestão Documental da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, Camila Lacerda Couto, destaca que a presença na Semana Nacional reforça a relevância das instituições arquivÃsticas como locais de informação e memória no MunicÃpio. "Essa é uma das formas de dar mais visibilidade ao nosso trabalho, aumentando nosso contato com pesquisadores, usuários e cidadãos em geralâ€, celebra.
A mostra porto-alegrense estará na rede social do arquivo (aqui). Já a programação do evento nacional pode ser encontrada no site http://semanadearquivos.an.gov.br e do internacional no www.ica.org.
Decreto 21002 – Em abril, a prefeitura publicou um decreto que trata da preservação dos documentos produzidos durante a pandemia. O decreto considerou a declaração da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no sentido de que a pandemia da Covid-19 seria uma oportunidade para maior apoio ao patrimônio documental, assegurando a proteção à produção arquivÃstica do municÃpio, além de facilitar o acesso à s informações de acordo com a necessidade da administração pública e da sociedade.
O secretário Municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, explica que gestão documental é o conjunto de atividades que tratam da produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos até a sua destinação final (eliminação ou recolhimento para guarda permanente). “É uma prática essencial para a melhoria da produtividade das atividades da administração. O nosso reconhecimento à importância de gerenciar com eficácia as ações arquivÃsticas será em forma de polÃticas públicas que deem celeridade e condições para a realização dos trabalhosâ€, destaca.
“A nossa intenção é disponibilizar cada vez mais serviços e informações de arquivos de forma on-line, dando mais transparência, agilidade e propiciando mais acesso aos documentos, que é o nosso objetivo maior e que precisamos reinventar de forma significativa desde o inÃcio da pandemia de Covid-19â€, completa Camila.
 Â
Â
Andrea Brasil