Setembro Amarelo: Escola de Gestão Pública promove palestra sobre saúde mental e suicídio nesta quarta

22/09/2021 08:53
SMAP / PMPA
ADMINISTRAÇÃO E PATRIMÔNIO
Evento ocorre no dia 22, às 14h, na modalidade EAD/on-line

Saúde mental e suicídio são o foco da palestra gratuita que a Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), juntamente com a Escola do Legislativo Julieta Battistioli da Câmara Municipal, realiza nesta quarta-feira, 22, às 14h, na modalidade EAD/on-line, na plataforma EducaPOA. As inscrições seguem até o dia do evento.

A iniciativa faz parte das campanhas nacionais Setembro Amarelo e de prevenção ao suicídio. O mês de setembro foi escolhido para as campanhas porque, desde 2003, o dia 10 deste mês é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Dirigida aos servidores da prefeitura e convidados externos (canal PMPA no youtube), a palestra terá a participação do Centro de Valorização da Vida (CVV). “A gestão tem uma preocupação constante com o servidor. Esta é uma campanha que salva vidas, e precisamos conscientizar o máximo de pessoas na tentativa de evitar que ocorram tragédias irreparáveis. Está comprovado que suicidas em potencial demonstram, na maioria das vezes, sinais de que estão na iminência de atentar contra si mesmos. Assim vemos a importância e a necessidade de ações como a Campanha Setembro Amarelo”, destaca o secretário Municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa.

Os servidores da prefeitura podem fazer as inscrições pela plataforma EducaPOA. Os demais interessados podem acompanhar pelo canal do youtube, porém não receberão certificados.

O evento, com duração de uma hora e meia, terá como palestrantes a psicóloga da Coordenação de Desenvolvimento e Acompanhamento Funcional (CDAF/Smap), Suzana Coelho, a voluntária do CVV Porto Alegre, Liziane Eberle, e a chefe da Divisão de Políticas Transversais da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), Marilise Fraga de Souza, e como mediadora a coordenadora da EGP, Fernanda Jardim.

“Neste mês de conscientização sobre a saúde mental, sofrimento psíquico e prevenção ao suicídio, iremos promover uma conversa aberta sobre esse tema e alertar os servidores a respeito de um assunto tão importante e pouco debatido”, aponta Fernanda Jardim. “É muito importante falarmos o que estamos sentindo, reconhecer e aceitar que não estamos bem e desenvolver estratégias para cuidar da nossa saúde mental", ressalta.

“Falar sobre suicídio como um problema de saúde pública é fundamental. O suicídio é um fenômeno social de ampla magnitude e evitável, que tem se constituído em um grave problema de saúde pública”, destaca a psicóloga. Suzana acredita que é importante falar sobre o assunto para que as pessoas percam o receio de buscar auxílio. “É fundamental e essencial falar sobre saúde mental, sobretudo nos ambientes profissionais. Os afastamentos por esse motivo representam uma grande parcela das licenças de saúde. São afastamentos de maior duração e costumam serem recorrentes”, aponta. Para ela, a promoção de espaços de reflexão sobre o tema nos ambientes corporativos pode auxiliar na prevenção e tratamento dos transtornos mentais e, por consequência, na redução de desfechos não desejados.

Setembro Amarelo - A voluntária Liziane Eberle explica que, desde 2015, quando o Conselho Federal de Medicina, a Associação Brasileira de Psiquiatria e o CVV se reuniram para tratar sobre suicídio e foi criado o movimento Setembro Amarelo, houve uma preocupação de poder se falar sobre esse assunto tão pertinente na sociedade e tabu ainda nos dias de hoje.

“Desde esse ano, o CVV leva conhecimento, capacitação e conscientização sobre o assunto, através de palestras, rodas de conversa, seminários. Para nós, foi de grande alegria poder conversar sobre esse tema com a EGP, visando a munir cada pessoa que participará do encontro de um olhar mais atento, de um ouvido mais amigo e de uma conversa acolhedora, no intuito de se conhecer e de conhecer melhor as pessoas próximas, podendo interagir empaticamente nas situações em que se faz necessário um olhar mais cuidadoso ao outro”, acrescenta.

Liziane afirma que o CVV se coloca à disposição de qualquer pessoa que queira e precise desabafar, 24 horas por dia, todos os dias, através de voluntários capacitados para acolher, pelo fone gratuito 188 ou por chat e e-mail acessados pelo site da instituição.  

A prefeitura está engajada também com outras ações da campanha em parceria com o CVV Porto Alegre. Foram veiculados 20 busdoors e vídeos em 60 relógios de rua da Capital. Também foram distribuídos via e-mails dois materiais informativos do CVV.


 

Nereida Rodrigues

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes