25º Porto Alegre Em Cena propõe reflexão sobre o Brasil

Entre os dias 11 e 23 de setembro, diferentes palcos da cidade vão receber 49 espetáculos de dança, teatro e música
13/08/2018 18:07
Divulgação
Espetáculo Grande Sertão Veredas é uma das atrações do festival
Grande Sertão: Veredas é um dos destaques do festival

A 25ª edição do Porto Alegre Em Cena propõe uma reflexão sobre o Brasil. O festival de artes cênicas reúne grupos e espetáculos locais, nacionais e internacionais, entre os dias 11 e 23 de setembro. Diferentes palcos da cidade vão receber 49 espetáculos de dança, teatro e música, além de atividades paralelas e formativas. 

O tema geral do Em Cena será o Brasil, contemplando questões históricas, étnicas e culturais. “Queremos discutir o Brasil de forma abrangente. Isso envolve a África, a Europa, a América, o interior do Brasil, os índios, o território, a democracia e a história. Queremos discutir território, imigração, enfim, essa formação de Brasil, de quem somos nós”, explica o Fernando Zugno, Fernando Zugno. 

O coordenador-geral observa que essa reflexão é evidente nos espetáculos nacionais programados, como Grande Sertão: Veredas e A tragédia e comédia latino-americana (dos diretores Bia Lessa e Felipe Hirsch, respectivamente), mas também está presente nas atrações internacionais – como a montagem chilena 40 mil kms, que aborda a questão da imigração, e a performance interativa Home Visit: Brasil em Casa, do grupo alemão Rimini Protokoll, que discute aspectos da identidade cultural brasileira.

Mais do que as encenações, o Porto Alegre Em Cena também terá ênfase em atividades formativas, como debates, residências, aulas e oficinas.

“A ideia é dar protagonismo para as discussões e debates, inclusive transcendendo os temas das peças. Queremos criar assuntos. Teremos, por exemplo, uma mesa sobre fake news, assunto pungente nestes dias” - Fernando Zugno (coordenador-geral do festival)

Abertura - O show de abertura será do grupo instrumental Höröyá, no dia 11, a partir das 21h, no Theatro São Pedro. O grupo explora estilos como o afrobeat, o samba, o jazz e o funk. O evento terá como convidados músicos e dançarinos de países como Senegal e Guiné. 

Ingressos - Os ingressos, com preços a partir de R$ 10, começam a ser vendidos em 1º de setembro, na bilheteria oficial (no BarraShoppingSul, em frente à antiga Fnac) e no site uhuu.com/poa-em-cena. Há pré-venda para algumas das atrações desde 15 de agosto. Veja as informações sobre os ingressos

Divulgação
Encenada pelo Teatro Oficina de Zé Celso Martinez Correa, a peça Rei da Vela comemora 50 anos e encerra o festival
Encenada pelo Teatro Oficina de Zé Celso Martinez Correa, o Rei da Vela encerra programação do Em Cena

Destaques:

Os espetáculos 40 mil kms e Home Visit representam importantes inovações no formato do Em Cena. O primeiro será a estreia no festival do chamado teatro documental. O elenco inclui pessoas de várias nacionalidades que não são atores e trazem relatos reais sobre suas experiências de imigração. O segundo aposta em um formato fora do convencional: a ação não é realizada em teatros, mas em casas previamente definidas, com a plateia (limitada a 15 pessoas por sessão) envolvida em um jogo interativo com os atores. 

Outras duas atrações internacionais participam do festival: a Bergman Affair – concebido pelo ator e diretor francês Serge Nicolaï e pela atriz italiana Olivia Corsini, ambos do grupo Theatre du Soleil – terá sessões no Teatro Renascença e também uma oficina. Do grupo inglês Imitating the Dog, a performer Morven Macbeth e o técnico Marco Turcich irão desenvolver, com artistas locais, uma oficina inspirada no filme A noite dos mortos vivos(1968), e o resultado será apresentado na Sala Carlos Carvalho.

Entre os espetáculos nacionais, Grande Sertão: Veredas e A tragédia e comédia latino-americana trazem à cidade elencos repletos de nomes consagrados, como Caio Blat, Caco Ciocler e Julia Lemmertz. A companhia brasileira de teatro apresenta a peça Preto, que discute a questão racial a partir do ponto de vista de uma mulher negra. O Nordeste aparece em encenações vindas do Ceará (Interior e Nossos Mortos) e de Pernambuco (Zambo, Breguetu e Pontilhados).

Divulgação
Pequeno Trabalho para Velhos Palhaços é um dos concorrentes ao Prêmio Braskem
Pequeno Trabalho para Velhos Palhaços é um dos concorrentes ao Prêmio Braskem

Do cenário local, a programação inclui os dez espetáculos selecionados para concorrer ao Prêmio Braskem em Cena – A Mulher Arrastada, Chapeuzinho Vermelho, Dilúvio MA, Espalhem Minhas Cinzas na EuroDisney, Hiato, Imobilhados, Pequeno Trabalho para Velhos Palhaços, Qual a diferença entre o charme e o funk?, Teatro dos Seres Imaginários e Vincent. A cerimônia de entrega do prêmio será em 23 de setembro, às 21h, no Teatro Renascença. Além dessas peças, também estão programados os espetáculos locais Fome e Caverna

A programação inclui ainda cinco edições da Sessão Maldita, à meia-noite, no Centro Municipal de Cultura, incluindo uma performance comemorativa dos 40 anos do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, e três shows musicais no Agulha, com o cantor Filipe Catto, a cantora e compositora Maria Beraldo e o espetáculo Sambas do Absurdo.

Encerramento - O 25º Porto Alegre Em Cena vai encerrar a programação com Epílogo, a nova montagem de O Rei da Vela, de Zé Celso Martinez Corrêa. Estão programadas duas apresentações nos dias 20 e 21 de outubro, no Teatro do Sesi. A peça foi escrita em 1933 pelo poeta Oswald de Andrade. O texto virou peça e teve a sua primeira montagem com direção de Zé Celso, em 1967. 

O 25º Porto Alegre em Cena é uma realização do governo federal, por meio do Ministério da Cultura, e da Prefeitura de Porto Alegre. O patrocínio master é da Braskem e o patrocínio é de Panvel Farmácias, BarraShoppingSul e Multiplan. Os agentes culturais são a Primeira Fila Produções e a Leão Produções. Apoio institucional do Grupo RBS. Apoio cultural do Programa Pontes (uma parceria da Oi Futuro com o British Council), Vitlog, Sesc - Sistema Fecomércio e Theatro São Pedro. O festival conta com financiamento Pró-cultura RS, mecanismo de incentivo à cultura da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

Histórico - A primeira edição do Porto Alegre Em Cena foi lançada em 1994. Desde então, o festival oferece anualmente cerca de 50 espetáculos a preços populares, em praças públicas, teatros e espaços alternativos. A cada edição, o Porto Alegre Em Cena atrai uma média de 100 mil espectadores. Nesses 25 anos, já trouxe para a cidade artistas como Peter Brook, Hanna Schygulla, Denise Stoklos, Paulo Autran, Tônia Carrero, La Fura del Baus, Philip Glass, Zé Celso, Fernanda Montenegro e muitos outros. 

 

Veja a íntegra das programação:

Espetáculos, Reflexões Em Cena e Atividades Formativas 

 

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes