Aberto edital para o Açorianos de Literatura

12/07/2021 08:15
Maicol Morales/Divulgação PMPA
Prêmio Açorianos de Literatura abre inscrições
Estatueta de cobre é de autoria de Xico Stockinger

Está aberto o edital para a 27ª edição do Prêmio Açorianos de Literatura Adulta e Infantil, promovido pela Coordenação de Literatura e Humanidades da Secretaria Municipal da Cultura. Autores e editoras podem se inscrever até as 17h do dia 20 de agosto de 2021. A relação de inscrições habilitadas será divulgada até 31 de agosto. As obras finalistas, em novembro. O formato e a data da cerimônia da premiação ainda serão definidos pela SMC.

Todas as obras literárias, de ensaios ou em categoria especial, necessariamente devem ser de autores nascidos ou residentes em Porto Alegre, ou publicados por editora com sede na capital gaúcha nos anos de 2020 ou 2019 (caso não tenha se inscrito na edição anterior do prêmio).

A ideia é destacar a produção literária de Porto Alegre, em sua diversidade e abrangência, e as ações e profissionais que contribuíram para o desenvolvimento, qualificação e afirmação dessa arte em nossa sociedade.

Os autores das melhores obras inscritas nas categorias Infantil, Infanto juvenil, Poesia, Conto, Crônica, Narrativa Longa, Ensaio, Dramaturgia e Especial vão receber troféus do Açorianos de Literatura, criados pelo artista plástico Xico Stockinger.

Entre os vencedores dos diferentes gêneros literários será concedido, pelo respectivo júri, o troféu para a categoria Livro do Ano. Por indicação espontânea dos júris, ou a critério da Coordenação de Literatura e Humanidades, poderão também ser atribuídos troféus na categoria Destaques Literários a pessoas ou entidades com destacada atuação na área do livro e da literatura no município, como por exemplo, escritores, professores, pesquisadores, bibliotecários, jornalistas, livrarias, editoras, iniciativas de incentivo à leitura ou divulgação do livro, espaços culturais, veículos de comunicação, ilustradores, artistas gráficos, contadores de histórias, bibliotecas, entre outros. Para a categoria de Destaques Literários não haverá inscrição prévia.

Os candidatos devem enviar a ficha de inscrição eletrônica, disponível neste link. Funcionários da prefeitura poderão, eventualmente, participar dos júris, desde que capacitados para tal atividade e sem ônus adicional ao município. Mais informações pelos telefones (51) 3289-8052 e 3289-8050, pelo e- mail cll@smc.prefpoa.com.br ou ainda pela página no Facebook da Coordenação de Literatura e Humanidades.

 

Mariana Bertolucci

Fabiana Kloeckner