Açorianos de Dança revela vencedores

05/04/2019 22:36

 

Eduardo Beleske/PMPA
CULTURA
Prefeita em exercício Mônica Leal participou do evento que consagrou o espetáculo Cllã

A Secretaria Municipal da Cultura promoveu nesta sexta-feira, 5, no Teatro Renascença, a Cerimônia do Prêmio Açorianos de Dança 2018 com  a participação especial dos artistas Lauro Ramalho e João Carlos Castanha. O grande vencedor da noite foi Cllã, reconhecido como o espetáculo do ano, melhor direção, bailarina, coreografia e destaque em dança contemporânea. Presente ao evento, a prefeita em exercício Mônica Leal destacou a importância de Porto Alegre ter uma coordenação, dentro da estrutura da Cultura, dedicada à dança. "Fui mãe de bailarina e hoje vejo as minhas duas netas já iniciadas na arte do balê. Confesso a vocês que, como espectadora nos espetáculos de fim de ano, vivo a mesma expectativa e o mesmo encantamento a cada nova apresentação com a evolução das meninas". 

Foram inscritos 13 espetáculos e o júri que avaliou da premiação foi composto por Leonardo Dias, Vanessa Rodrigues, Laura Backes, Alexandre Rittmann, Ítalo Ramos, Cláudia Daronch e Rui Moreira. O Prêmio Açorianos de Dança contemplou, ainda, as categorias de destaque por modalidades, como balé, jazz, danças urbanas, entre outras, além das categorias de novas mídias em dança e projetos de difusão e formação. Essas categorias contam com júris especializados que somam um total de 22 profissionais da área.

Os vencedores

Espetáculo do Ano
Cllã 

Direção
Alex Sander dos Santos e Carlota Albuquerque, por Cllã 

Bailarino
Caleo Alencar, por Gran Fuleiro Circus

Bailarina
Luciana Dariano, por Cllã 

Coreografia
Alex Sander dos Santos, Lauren Lautert e Luciana Dariano, por Cllã

Cenografia
Luís Cocolichio, por Das amarras dela

Iluminação
Fabrício Simões, por Ainda que seja noite                      

Figurino
Renata de Lélis, por Fisiologia do desespero          

Trilha Sonora
Thiago Ramil, por Poéticas sobre morte/ tempo/ vida

Produção
Lucida Desenvolvimento Cultural – Luka Ibarra, por Gran Fuleiro Circus

Prêmios especiais

Prêmio de Personalidade do Ano 
Margit Kolling

Prêmio de Incentivo à Dança 
Gerência Cultural do SESC-RS 

Categoria Destaques

Destaque em Ballet Clássico
Júlia Prestes – pela excelência no desempenho técnico e artístico em festivais nacionais e internacionais.

Destaque em Sapateado
Cia de Dança Karin Ruschel – pelo espetáculo Tímpano firmando a cena profissional do sapateado na cidade e trazendo à cena um elenco coeso e artisticamente maduro.

Destaque em Flamenco
Casa Palo Santo – pela criação de um espaço que reúne a comunidade flamenca, possibilitando um novo local para o encontro de vários artistas, fomentando e divulgando a Arte Flamenca.

Destaque em Jazz
Jazz for fun – Por sistematizar um material pedagógico, didático e prático do Jazz com foco na formação infanto-juvenil de visibilidade nacional.

Destaque em Dança do Ventre
Baladi Ya Wad – Edição Solidária – pela reunião e troca de experiências entre professores de diversas escolas em um evento beneficente.

Destaque em Danças Urbanas
Girese Zimmer – pela pesquisa e desenvolvimento das danças urbanas, exercendo excelência como júri do evento Hip Hop International, em diversos países ao redor mundo. Sua dedicação reverbera o desenvolvimento das Danças Urbanas de Porto Alegre a nível mundial.

Destaque em Dança Contemporânea
Espetáculo Cllã – pelo refinamento técnico e maturidade artística na articulação singular de diferentes elementos cênicos na construção de um imaginário inventivo e surpreendente.

Destaque em Danças Folclóricas/Étnicas
Lúcia Brunelli – pelo reconhecido trabalho na formação, criação e difusão de danças folclóricas evidenciada na curadoria do evento Invernada Farroupilha que reuniu CTGs de diversos pontos do estado.

Destaque em Projeto de Formação e Difusão em Dança
Pequenices: dança contemporânea para crianças - pela qualidade artística e pedagógica na reflexão teórica e sistematização metodológica para o ensino da dança. Pela tradução de temas e conceitos da dança contemporânea para o público infantil, criando uma rede formativa ampliada.

Destaque em Novas Mídias
Raízes em útero – Pela articulação rigorosa entre os elementos da direção de fotografia, edição, trilha sonora, coreografia e direção de arte.

Destaque em Dança de Salão 
Vagner Eifler – pelo empenho, popularização e acessibilidade nos eventos públicos e gratuitos, além da promoção da cultura do Forró na cidade, dando espaço às bandas, às escolas e aos profissionais locais. É responsável pelo projeto Forró Porto Alegre.
 

 

Cléber Saydelles

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes