Área verde do Museu Joaquim Felizardo passa por conservação
Nesta quarta-feira, 24, inicia, de forma inédita, um trabalho de manejo arbóreo na área verde do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, localizado na rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa. O local, com mais de 3 mil metros quadrados, tem dezenas de espécies de vegetais que, conforme laudo técnico da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), necessitam, em caráter urgente, de podas, limpeza das parasitas, e, em alguns casos, supressão, devido ao risco de queda.
O manejo arbóreo é executado de forma planejada para preservar a vegetação e proteger os frequentadores do museu. O espaço é ocupado por paineiras, palmeiras, amoreiras, ipês e seringueiras, entre outras espécies, e tornou-se um viveiro de passarinhos que ali encontram abrigo e alimentos. O trabalho será executado por uma empresa especializada, sob a supervisão de técnicos da SMSUrb e da equipe do museu.
“Essa área verde é um verdadeiro parque na Cidade Baixa. O que acelerou o processo para que o manejo seja executado foi a queda de uma paineira imensa no temporal de fevereiro que bloqueou a entrada do pátio. Também é cada vez mais frequente a queda espontânea de grandes galhos de árvores. É responsabilidade do poder público garantir a segurança dos frequentadores e a preservação do meio ambiente para o futuro”, afirma a diretora do museu, Elizabeth Corbetta.
Andrea Brasil