Arte cemiterial é atração do projeto Viva o Centro a Pé
O projeto Viva o Centro a Pé, programado para este sábado, 13, irá fazer um percurso pela arte cemiterial. A atividade terá inÃcio à s 10h, no Cemitério São Miguel e Almas (avenida Oscar Pereira, 400). Pede-se a doação de um quilo de alimento não perecÃvel e as inscrições podem ser feitas pelo site.
O passeio percorrerá o Cemitério São Miguel e Almas e o Memorial Ecumênico Martim Lutero. O local reúne centenas de obras de arte produzidas entre 1820 e 1940 por artistas estrangeiros e locais. É considerado o primeiro cemitério vertical da América Latina e foi projetado pelo engenheiro italiano Armando Boni.
O Memorial Ecumênico Martim Lutero, também conhecido como Cemitério Evangélico, reúne os cemitérios-floresta, que abrigam túmulos de personalidades ligadas à história de Porto Alegre, como João Wallig, Carlos von Koseritz e Rubem Berta, por exemplo.
A orientação será de José Francisco Alves, professor de escultura no Atelier Livre da prefeitura, doutor em História da Arte pela Ufrgs, especialista internacional em arte pública e autor do livro A escultura pública de Porto Alegre (2022).
O evento celebra o Dia do Patrimônio, em 17 de agosto, e os 250 anos de Porto Alegre. Em caso de chuva, a atividade será transferida.
Cristiano Vieira