Arte cemiterial é tema do projeto Viva o Centro a Pé deste sábado
O passeio orientado Viva o Centro a Pé terá uma nova edição neste sábado, 11, no Cemitério da Santa Casa. O encontro será orientado por José Francisco Alves, professor de escultura no Atelier Livre, historiador de arte e especialista internacional de arte pública.
A atividade irá destacar parte do rico patrimônio cemiterial de Porto Alegre, abordado do ponto de vista da história da arte, das obras e dos artistas. São esculturas e monumentos realizados por artistas locais e estrangeiros, alguns vindos da Europa, muitos outros de autores anônimos, e que, apesar de dignas de figurarem em museus, estão ao alcance de todos em local público.Â
No Cemitério da Santa Casa, o mais antigo de Porto Alegre, será dado destaque a monumentos públicos erguidos em memória a personagens do cenário artÃstico e polÃtico, local e nacional, como o jazigo de Júlio de Castilhos, importante lÃder polÃtico do inÃcio do século XX; além de nomes como Pinheiro Machado, Borges de Medeiros, Plácido de Castro, do Conde de Porto Alegre, do músico VÃtor Matheus Teixeira, o Teixeirinha, e do artista plástico Iberê Camargo, entre outros.
Consagrados artistas do Brasil e estrangeiros assinam obras de arte funerária presentes na necrópole, destacando-se Alfred Adloff, André Arjonas, Antônio Caringi, Décio Villares e Rodolfo Pinto e Couto.
O encontro será as 10h, no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia, localizado na avenida Oscar Pereira, 423. O ingresso é 1 Kg de alimento não perecÃvel. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas neste link.Â
Após a pandemia, a coordenação do passeio orientado Viva o Centro a Pé passou a ser feita pelo Atelier Livre Xico Stockinger.
Andrea Brasil