Atelier Livre abre inscrições para cursos de verão

04/01/2022 17:42

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Coordenação de Artes Visuais, divulga sua programação de cursos em formato digital para o verão no Atelier Livre Xico Stockinger.
São cursos e atividades com diferentes opções de técnicas como desenho, pintura, papel machê e alguns encontros virtuais.

Abrindo as comemorações dos 250 anos da cidade de Porto Alegre, em janeiro, haverá duas aulas ao ar livre sobre monumentos públicos da cidade. O foco serão obras do Parque Farroupilha e arte cemiterial com visitas aos cemitérios Santa Casa e São Miguel e Almas (Alameda dos Mausoléus).
 

Ana Flávia Baldisserotto/ SMC PMPA
CULTURA
Cursos serão gratuitos e ministrados por plataforma digital

Renato Garcia ministra dois cursos. O que sai de Dentro do Lápis? aborda a prática de algumas técnicas diferentes de desenho, às terças-feiras (18, 25 de janeiro e dias 1 e 8 de fevereiro) das 19h às 21h. Em Cor: Desenho e Pintura, Garcia sugere diálogo e práticas com tinta acrílica e noções básicas do uso da cor no desenho e na pintura, relacionando com a história da arte,  às quartas-feiras, 19 e 26 de janeiro e 2 e 9 de fevereiro das 16h30 às 18h30. 

Eleonora Fabre volta com sua oficina de Papel Machê, em que ensina o conhecimento de massa feita com papel para construção de objetos artísticos. As aulas serão terças-feiras, dias 11, 18 e 25 de janeiro, das 9h às 11h30.

O papo com Jorgge Menna Barreto e mediação da Gabriela Motta foi batizado de Falaaula. A partir de projetos como Voicescapes for the Landless (2021), Urtica Dioica (2017) e Restauro (2016) o artista irá apresentar seu processo de pesquisa, abordando as ramificações entre arte, agroecologia e educação que germinam em seu trabalho. A Falaula será dia 24 de janeiro, às 19h, com transmissão pelo YouTube do Atelier Livre.

Dentro da programação dos 250 Anos de Porto Alegre, os Passeios pela Arte pelo Parque Farroupilha e Seus Monumentos serão conduzidos por José Francisco Alves numa aula ao ar livre no dia 15 de janeiro, às 10h, em que ele explanará sobre a origem do parque e os seus monumentos, bustos e estátuas. Destaque para o Gaúcho Oriental, Monumento ao Expedicionário e Chafariz Imperial. 

Alves ainda vai ministrar uma aula sobre a Arte Cemiterial em Porto Alegre, também ao ar livre sobre o acervo dos emitérios Santa Casa e São Miguel e Almas (Alameda dos Mausoléus), no dia 29 de janeiro às 10h.

As inscrições são todas gratuitas aqui no blog do Atelier Livre. As vagas são limitadas e qualquer pessoa pode participar. Mais informações nas redes sociais do Atelier Livre.

Mariana Bertolucci

Gilmar Martins