Atelier Livre abre inscrições para cursos on-line

11/07/2021 07:24

 

Maria Ana Krack / PMPA
CULTURA
AL Xico Stockinger comemora os 60 anos em 2021

O Atelier Livre Xico Stockinger abriu inscrições para vários cursos on-line com início das aulas na primeira quinzena de agosto. Serão nove cursos nas modalidades pintura, desenho, papietagem, teoria e experimentações artísticas ministrados por docentes da instituição, para dar sequência a exercícios de exploração de técnicas e linguagem dos cursos regulares.

Com ênfase em projetos multidisciplinares com foco no ato criativo e relações, Ana Flávia Baldisserotto segue com o curso Atelier de Observação Orgânica voltado para a produção de arte e cuidado com a vida. Ana também dá seguimento ao trabalho No Coração da Agulha, que são encontros abertos de bordado livre e de escuta que se realizam semanalmente.  

O mestre em Poéticas Visuais Renato Garcia oferece mais um módulo do seu curso de Introdução ao Desenho e Pintura com orientações sobre noções básicas. Experimentações Expressivas com Daisy Viola é para pensar e realizar trabalhos individuais que serão desenvolvidos durante o semestre em qualquer linguagem artística. Daisy também ministra o curso Trabalho. Espelho. Eu. com foco no desenvolvimento da leitura, verbalização e escrita sobre trabalhos já desenvolvidos pelos alunos.

E através da utilização e reciclagem de papéis, Eleonora Fabre segue com o Curso de Papietagem, que se propõe a utilizar o papel como material para a construção de trabalhos expressivos. Especialista em gestão de patrimônio e organização profissional do artista plástico, José Francisco Alves aborda no seu curso Arte como Profissão questões do mercado de trabalho do artista até a elaboração correta de currículos, portfólios, preparo de exposições e relacionamentos profissionais. José Francisco também é professor do curso História da Arte no RS, que compreende um apanhado panorâmico da história da produção artística no Estado, em diferentes períodos, por meio de artistas, movimentos e instituições.

Em paralelo, o Atelier Livre oferece nos mês de julho, festejando as seis décadas de vida, algumas atividades gratuitas, como as Aulas de Desenho com o professor Renato Garcia e o lançamento do Almanaque de Observação Orgânica com trabalhos provenientes dos últimos anos de trabalho dos alunos do curso de observação de elementos naturais da Ana Flávia Baldisserotto. A professora Daisy Viola retomará em duas edições o projeto coletivo Re Olhar, onde reúne imagens geradas através de uma provocação textual onde qualquer pessoa pode participar. E por final, os temas sobre a obra de Antônio Caringi - Vida e obra do Escultor do Pampas e Arte Contemporânea ao Ar Livre em Porto Alegre - Esculturas e painéis serão abordados em duas lives conduzidas por José Francisco Alves.

Em agosto, será lançado mais um lote de inscrições para cursos extras on-line selecionados do edital que está em fase de finalização. Até o final do ano, outras atividades estão previstas para festejar e marcar os 60 anos da instituição. Haverá reedições de projetos importantes do histórico do Atelier Livre, como o Projeto Outdoor, Noa Noa, Festival de Arte da Cidade e a revista As Partes. Está previsto também uma exposição dos 60 anos do Atelier Livre com obras relacionadas a icônica instituição e que pertencem ao acervo da Pinacoteca Aldo Locatelli.

 O Atelier Livre Xico Stockinger é um equipamento da Prefeitura de Porto Alegre, integrado à Coordenação de Artes Plásticas, da Secretaria Municipal de Cultura. Realiza cursos práticos e teóricos, ações colaborativas, além de encontros, exposições, palestras, o tradicional Festival de Artes Cidade de Porto Alegre, a Feira de Arte Gráfica Noa Noa e ações no Centro de Cultivo do Centro Municipal de Cultura. As inscrições dos cursos regulares on-line estão abertas por meio do formulário no blog atelierlivre.wordpress.com .

Os cursos serão ministrados na plataforma Zoom. Alunos que estão matriculados em cursos temporariamente suspensos têm preferência e podem migrar com o valor referente aos cursos disponíveis. Servidores da prefeitura têm 50% de desconto em um curso por semestre mediante apresentação de comprovação de vínculo. Bolsas poderão ser concedidas mediante solicitação via email no atelierlivrepoars@gmail.com e após a análise de documentação solicitada. Dúvidas e mais informações no mesmo email. 

Mariana Bertolucci

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes