Atelier Livre promove evento de celebração da natureza

19/08/2022 08:41

O Atelier Livre Xico Stockinger (Centro Municipal de Cultura - av. Erico Verissimo, 307) promove na quarta-feira, 24, das 14h às 19h30, a Celebração de Pachamama. Realizado em parceria com a Associação Ir-mano Artistas Latino Americanos e Atelier Templo das Artes das Américas, o encontro ocorre no Saguão do Centro Municipal de Cultura. Entre os objetivos, a importância de resgatar as origens e o respeito à mãe terra, na condição de unidade do ser humano com o Universo e seu entorno.

A diretora do Atelier Livre, Thais Amaral de Souza, explica a importância das atividades lúdicas tanto para os adultos como para crianças e adolescentes. "Elas desenvolvem a imaginação e a criação, que são fundamentais para a arte. Por isso, nós do Atelier Livre Xico Stockinger consideramos, incentivamos e acreditamos que eventos como a Celebração de Pachamama devem receber atenção e apoio, pois através de propostas artísticas como esta é possível estimular a expressão da arte e as relações afetivas com as pessoas, os objetos, a natureza e o mundo", completa.

Agosto é o mês da Pachamama - Mãe terra, onde os povos originários das Américas celebram e mostram, neste evento, o respeito e a importância da água, da terra, do fogo e do ar, como seres sagrados de acordo com a filosofia dos indígenas. É uma maneira lúdica de ensinamento da cultura ancestral, através de atividades artísticas e performáticas, de danças e cantos, com a participação do público. O evento contará com a presença de 40 alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Mané Garrincha, que participarão de uma intervenção com argila, orientada pelos expositores e pelos artistas indígenas Lila Vasquez do Equador e Maneno Churucanaq do Peru.

Classificação das cerâmica a serem expostas:
"Pássaros sonoros" , "Garrafas silvadoras", "Chocalhos animal de poder" ,
"Cerâmicas apitos", "Defumadores incas", "Cerâmicas Amazônicas", etc.
Todas as obras são de inspiração pré-colombiana, asteca, maia etc.

Celebração da Pachamama
Quarta-feira, 24
Das 14h às 19h30
Saguão do Centro Municipal de Cultura (av. Erico Verissimo, 307)
Evento gratuito
 

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes