Atelier Livre promove mostra do projeto Semeando Arte

02/12/2022 08:52

O Atelier Livre Xico Stockinger, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, promove a 1º Mostra de Artes Visuais do Projeto Semeando Arte - A Arte Experimentada no Atelier de Verdade. O evento, na Galeria L do Centro Municipal de Cultura (avenida Erico Verissimo, 307) abrirá nesta sexta-feira, 2, e permanecerá em cartaz até o dia 10. A visitação é gratuita, das 9h às 18h. 

O projeto  foi concebido em parceria com a Escola Estadual Mané Garricha, com os alunos dos quartos e quintos anos, A e B, tendo como coordenadores o professor Mairã Alves e a professora Rosenei Pechim de Oliveira. Foi desenvolvido para as turmas do componente curricular de Expressão Artística, nas quais foram abordadas questões de sensibilização, construção do processo criativo, incentivo e produção artística.

Durante dois meses, mais de 80 alunos vivenciaram a relação direta com a arte e seus processos criativos num atelier de verdade, cenário, inclusive, da história de artistas como o próprio Xico Stockinger. A diretora do Atelier Livre, Thais Amaral de Souza explica que a experiência de aprender em contato com a realidade do ambiente, como é o caso do Atelier Livre, possibilita a reflexão, facilita a criação, a imaginação e amplia as perspectivas acerca das práticas educativas sobre a arte, de fundamental importância para a formação da personalidade e de todo o desenvolvimento global do indivíduo. "É imprescindível que os professores estimulem práticas sensíveis e atrativas, pois a arte é parte do conhecimento que merece espaço e lealdade de todas as outras áreas do currículo escolar", finalizou ela.

Cleber Saydelles

Andrea Brasil