Bairro Cidade Baixa no roteiro do Viva Porto Alegre a Pé

15/01/2019 09:05
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Travessa dos Venezianos possui 17 casas construídas no início do século 20

A primeira edição do ano da caminhada orientada Viva Porto Alegre a Pé, que percorrerá tradicionais pontos da Cidade Baixa, ocorrerá neste sábado, 19. A saída será às 10h, do Centro Comercial Olaria, na rua General Lima e Silva, 776, Centro Histórico. O roteiro contempla também a rua João Alfredo, o Museu Joaquim Felizardo e a Travessa dos Venezianos, uma ruela entre a Lopo Gonçalves e a Joaquim Nabuco, onde estão 17 casas populares, construídas no início do século 20, tombadas pelo município. O passeio será cancelado em caso de chuva. As inscrições para paticipar do roteiro já estão encerradas. 

A orientação é da arquiteta e artista plástica Ana Margarida da Fontoura Xavier, que é especialista em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ana Margarida é servidora aposentada da Secretaria Municipal da Cultura. 

Cidade Baixa - O bairro Cidade Baixa é assim denominado por ser a parte mais baixa da ocupação da antiga cidade, contrapondo ao Centro, que era a Cidade Alta. Local das antigas olarias, da Ilhota, que já não existe mais, dos carnavais de rua, é hoje um bairro boêmio por excelência pela concentração de bares, restaurantes e casas noturnas. A região conta também com espaços culturais como cinemas, teatros, livrarias, museu, galerias de arte, antiquários, briques e brechós. Os casarios em diversas ruas, seja de pequenas casas, ou de sobrados ecléticos, conferem à paisagem valores materiais e imateriais que só a Cidade Baixa tem.

A caminhada orientada Viva Porto Alegre a Pé é uma realização do Centro de Pesquisa Histórica e Coordenação da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura.

Paulinho Beccon

Fabiana Kloeckner