Bairro Rubem Berta recebe projeto de empreendedorismo para jovens negros

24/04/2023 08:42

Terminam nesta segunda-feira, 24, as inscrições para jovens negros residentes do bairro Rubem Berta, Zona Norte, que tenham entre 18 e 35 anos, para a primeira turma do projeto Porto + Criativa. Os encontros ocorrerão presencialmente de 24 e 28 de abril, das 19h às 22h, no Quintal do Cooler, localizado na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 3868. Serão 35 vagas destinadas a quem busca conhecimento, renda e inserção no mercado de trabalho. O curso é gratuito. 

O projeto é realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e pelo Grupo Carrefour Brasil, em parceria com a Besouro de Fomento Social. A iniciativa é voltada para jovens em situação de vulnerabilidade com o objetivo de desenvolver suas habilidades a partir de ferramentas de gestão para que possam abrir seus próprios negócios de forma organizada e orientada.

As aulas do Porto + Criativa serão ministradas por instrutores com formação na metodologia By Necessity da Besouro de Fomento Social. A metodologia revisita o modelo tradicional de plano de negócios e o adapta para pequenos empreendimentos em dez etapas. A partir da análise do seu contexto, o aluno passa pela construção do conceito de seu produto ou serviço, ações de divulgação, pesquisa de mercado, projeção de vendas, fluxo de caixa, entre outros conteúdos. O plano de ação, ao final, detalha, de forma simples e didática, o necessário para geração de renda imediata. 

Um dos diferenciais é que, após os cinco dias de aula, os alunos contarão com o apoio de consultores especializados em negócios por 90 dias, um período de incubação para que consigam colocar em prática tudo o que aprenderam no curso. Nesse período, alunos terão reuniões semanalmente de forma remota com os professores para tirar dúvidas e desenvolver seus empreendimentos. A Besouro – Agência de Fomento Social também cria uma identidade visual para o negócio de cada aluno. Com isso, o primeiro passo para a divulgação de seus negócios já estará dado. “Almejamos cada vez mais transformar vidas por meio de uma educação empreendedora que vai gerar renda para os jovens negros da cidade”, destaca Vinicius Mendes Lima, CEO da Besouro de Fomento Social.  

Nos próximos meses, serão abertas novas turmas do projeto. Já estão confirmadas aulas nos bairros Restinga e Lomba do Pinheiro.  

Projeto Porto + Criativa – Turma 01
Inscrições até dia 24 de abril (jovens negros moradores do bairro Rubem Berta entre 18 e 35 anos) no site www.projetoportomaiscriativa.com.br.
 
Período das aulas: de 24 a 28 de abril de 2023
Horário: encontros presenciais das 19h às 22h
Local: Quintal do Cooler, localizado na av. Baltazar de Oliveira Garcia, 3868 - Rubem Berta, Porto Alegre - RS
 

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes