Biblioteca Josué Guimarães é contemplada em edital para melhorar acessibilidade

17/03/2022 09:59

A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães (BPMJG) foi selecionada no Edital Iberbibliotecas. Esse edital, coordenado pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários Cientistas de Informação e Instituições, tem como objetivo realizar um diagnóstico da situação da acessibilidade das bibliotecas, dotar as bibliotecas de um pré-projeto para promover melhorias na acessibilidade dos espaços e conteúdo. Além disso, será criado um portal com conteúdo sobre o assunto para promover compartilhamento de experiências e saberes. O objetivo final é ampliar os serviços oferecidos para as pessoas com deficiência. 

A partir de agora, a biblioteca vai participar das reuniões de treinamento e feedback para que possa ser criado um repertório de informações sobre as condições de acessibilidade das bibliotecas brasileiras.

Conforme a bibliotecária Renata de Souza Borges, diretora da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, a participação nessa rede permitirá trocar informações e qualificar os serviços da biblioteca para atender cada vez melhor às pessoas com deficiência. "Ter uma biblioteca completamente acessível é o nosso sonho, mas sabemos que envolve muitos recursos e não é possível no momento. Ainda assim, temos a certeza de que participando dessa rede poderemos implementar algumas melhorias que já farão grande diferença. Para que a biblioteca pública possa ser efetivamente pública, todas as pessoas precisam poder se sentir bem-vindas e bem atendidas. Ter o pré-projeto de acessibilidade é um pequeno passo, mas é o primeiro nesse caminho para o atendimento pleno de toda a população", completa Renata.

Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
Av. Erico Verissimo, 307 - Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues
Fone/WhatsApp: (51) 3289-8078
https://www.facebook.com/BPMJG/
Catálogo online: http://pergamum.procempa.com.br/biblioteca/index.php

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes