Biblioteca Pública Municipal realiza mais de 15 mil empréstimos de livros em 2025

11/01/2026 09:13
Alex Rocha/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Biblioteca Josué Guimarães está localizada no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues

A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, um dos polos de cultura da Capital tanto em termos de acervo literário como em atividades culturais, realizou 15.839 empréstimos de livros e 11 feiras de trocas de livros em 2025, nas quais circularam mais de 3,8 mil volumes gratuitamente entre a população porto-alegrense. O balanço mostra ainda que foram feitos 371 novos cadastros de usuários, resultando no total de 10.765 leitores cadastrados. Também foram catalogados 3.628 novos títulos, elevando o total do acervo para 42.863 itens. A biblioteca está localizada no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (avenida Erico Verissimo, 307 - Menino Deus).

No ano passado, foi publicado o primeiro Edital de Ocupação, por meio do qual, pessoas selecionadas, dos mais diversos segmentos da cultura, puderam usufruir do espaço da biblioteca para suas atividades. Ao todo, foram 23 programações diferentes, resultado de quatro projetos selecionados.

“Desta forma, aumentamos ainda mais a circulação do público e cresceu o número de novos cadastros e empréstimos. A meta para 2026 é seguir qualificando o acervo, promover ainda mais atividades culturais e seguir atendendo em horários que permitam um maior fluxo de pessoas”, afirma a diretora da Biblioteca Pública Municipal, Flavia Monte. O recorde de empréstimos é resultado de um trabalho desenvolvido ao longo dos anos, de acordo com a diretora, levando em conta que durante a pandemia e no pós-enchente os usuários continuaram sendo atendidos.

Doações - A Biblioteca Pública Municipal teve ainda 117 eventos, com quase 3 mil participantes. Foram feitas 2.179 doações de livros a instituições e iniciativas parceiras. Houve oito encontros do Clube de Leitura Josué Guimarães, e os atendimentos domiciliares resultaram em mais de cem empréstimos de livros. A expectativa é que em 2026 seja publicado um novo edital de ocupação, o que deve contribuir tanto para a oferta de programação quanto para a valorização e utilização da biblioteca pela comunidade.

 

Ivani Schütz

Andrea Brasil