Carnaval: Prefeitura detalha desfile das Escolas de Samba e mantêm diálogo sobre Blocos de Rua

23/02/2022 17:03

O Carnaval de Porto Alegre será realizado nos dias 6, 7 e 8 de maio, no Complexo Cultural do Porto Seco. Os desfiles na sexta, sábado e domingo, terão início às 18h e contarão com as 22 escolas de samba e com a tribo Os Comanches. O Grupo Prata desfilará na sexta-feira, o Grupo Ouro no sábado e o Grupo Bronze no domingo. 

A primeira noite de desfiles acontecerá no mesmo dia de encerramento do South Summit, uma oportunidade para que os turistas que estiverem visitando a feira de inovação e tecnologia inédita na capital gaúcha também conheçam nossa festa popular.

O Carnaval da Capital, que já teve um público de cerca de 20 mil pessoas por noite, não é realizado há dois anos. Na sua retomada, com uma nova modelagem pós-pandemia, deverá reunir cerca de 10 mil pessoas. A atual gestão está promovendo a requalificando das quadras das escolas de samba e todo o entorno do complexo. Por meio de Termo de Permissão de Uso assinado pelas duas ligas representativas do Carnaval, será possível buscar parcerias para que o evento seja sustentável. Além disso, a administração, através do Fundo Municipal de Apoio à produção Artística e Cultural, Fumproarte, vai aportar R$ 1,5 milhão para garantia do fomento à cadeia produtiva e a qualificação permanente do Carnaval de Porto Alegre. "O evento passa a ser tratado como um  produto cultural que movimentará a cadeia produtiva da economia criativa gerando oportunidade, renda e autoestima para a população", afirma o secretário adjunto da pasta Clóvis André.   

Blocos de rua - Em reunião realizada nesta quarta-feira, 23, ficou definido que não haverá desfiles de blocos de rua durante o Carnaval no mês de fevereiro. Também ficou agendada uma nova reunião na segunda quinzena de março, para os representantes dos Blocos Carnavalescos sugerirem datas para os desfiles. A prefeitura vai avaliar a segurança do evento, sem descuidar dos riscos da pandemia. Para o prefeito Sebastião Melo, é fundamental ouvir todos os envolvidos antes de tomar uma decisão. "O Carnaval é uma construção coletiva", explicou.

Ordem dos Desfiles

Grupo Ouro de Porto Alegre  (7/5, sábado)

1º Fidalgos e Aristocratas
2º Acadêmicos de Gravataí (Gravataí)
3º União da Vila do IAPI
4º Império do Sol (São Leopoldo)
5º Bambas da Orgia
6º Estado Maior da Restinga
7º Imperadores do Samba
8º Imperatriz Dona Leopoldina
9º Império da Zona Norte

Grupo Prata (6/5, sexta-feira)

– Abertura com Tribo Carnavalesca Os Comanches 
1° Unidos da Vila Mapa 
2º Copacabana 
3º Realeza 
4º Praiana
5º Unidos de Vila Isabel (Viamão)
6º União da Tinga 
7º Academia de Samba Puro

Grupo Bronze (8/5, domingo)

Abertura: 

Império dos Herdeiros
Filhos da Candinha 

1° Cohab-Santa Rita
2° Protegidos da Princesa Isabel (Novo Hamburgo) 
3° Unidos do Guajuviras (Canoas)
4° Mocidade da Lomba do Pinheiro
5° Acadêmicos da Orgia
6° Filhos de Maria

 

Cleber Saydelles

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes