Catedral e Cúria Metropolitana no roteiro do Viva o Centro a Pé
Neste sábado, 29, ocorre a edição de setembro do Viva o Centro Pé, que vai visitar a Paróquia Madre de Deus (Catedral) e a Cúria Metropolitana. O encontro será a partir das 10h na Praça da Matriz, Centro Histórico. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail blogcph@gmail.com. É solicitado um quilo de alimento não perecÃvel, que deve ser entregue no local do encontro ou na secretaria da Catedral (rua Duque de Caxias, 1047). A orientação será do arquiteto Lucas Bernardes Volpatto e da museóloga Caroline Zuchetti. O evento é uma realização do Centro de Pesquisa Histórica da Coordenação da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura.
Paróquia Madre de Deus - ConstruÃda no local da antiga Igreja Matriz, na parte mais alta do Centro Histórico, a Catedral Metropolitana teve suas obras iniciadas em 1921. Com projeto do arquiteto italiano João Batista Giovenale, a arquitetura imponente da catedral, com cúpula de inspiração clássica romana, sobressai-se na paisagem como sÃmbolo religioso. Na visita, serão apresentados os mosaicos da fachada, os detalhes da nave, a cripta, as pinturas de Aldo Locateli, obras de arte sacra e outras peculiaridades deste patrimônio simbólico.
Também serão abertas as portas da Cúria Metropolitana, onde será possÃvel conhecer um dos patrimônios mais antigos da cidade. Antigo Seminário Episcopal, que teve sua pedra fundamental lançada em 1865 e a obra concluÃda em 1888, a Cúria Metropolitana está localizada aos fundos da Catedral, esquina com as ruas EspÃrito Santo e Coronel Fernando Machado. As obras de restauro da Cúria, realizadas entre 2011 e 2012, tiveram escavações arqueológicas identificando o antigo Cemitério da Matriz. Na visitação, serão mostrados o claustro, adro, passadiço entre outros aspectos da Cúria numa visita a esta edificação rara de Porto Alegre.
OrientadoresÂ
Lucas Bernardes Volpatto - Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2008), possui pós-graduação em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Edificado pela UFPE (2014), é mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UniRitter/Mackenzie (2016), atua em projetos e obras de restauro, é professor do Centro Universitário Ritter dos Reis e consultor membro da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra de Porto Alegre.
Caroline Zuchetti - Graduada em Museologia pela Ufrgs (2014), possui pós-graduação em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado/Senac. É museóloga da Igreja Nossa Senhora das Dores e Catedral Metropolitana e consultora membro da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra de Porto Alegre.
 Â
Â
Fabiana Kloeckner