Centenas de fiéis participam da procissão de Navegantes

22/01/2023 13:19
Alex Rocha/PMPA
CULTURA
Remadores devotos da santa transportaram o andor pelas ruas da Capital

Centenas de fiéis participaram na manhã deste domingo, 22, da procissão terrestre que conduziu a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes desde o santuário, próximo à Ponte do Guaíba, até a Igreja do Rosário, no Centro Histórico. Após a pandemia, esta é a primeira vez que o ato religioso ocorre de forma totalmente presencial.

Remadores devotos da santa transportaram o andor pelas ruas da Capital, depois de uma missa com a presença do arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler e do pároco de Navegantes, padre Remi Maldaner.  Em seguida, teve início a caminhada percorrendo as avenidas Presidente Roosevelt, Farrapos, Voluntários da Pátria e Vigário José Inácio, no Centro Histórico. Trinta e dois agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fizeram a segurança viáriados devotos durante o trajeto.

Patrimônio imaterial de Porto Algre desde 2010, a festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes tem o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Eonomia Criativa.  O secretário Henry Ventura e o adjunto Clovis André participaram da missa e da procissão. A imagem da santa permanecerá na Igreja do Rosário até o dia 2 de fevereiro quando voltará em procissão para  o Santuário de Navegantes.

Ivani Schütz

Gilmar Martins