Cerca de 150 mil pessoas são esperadas para o Réveillon da Orla

31/12/2019 08:48
Alex Rocha/PMPA
CULTURA
Uma força-tarefa foi montada para garantir conforto e segurança a quem for à festa

O Réveillon 2020 POA Pra Frente, Feliz Ano Novo Pra Gente deve atrair em torno de 150 mil pessoas na noite desta terça-feira, 31, para a Orla Moacyr Scliar. A programação começa às 18h e se estende ate as 2h. A estrutura montada na Usina do Gasômetro contará com food trucks, beer trucks e tenda Recanto Místico. À meia-noite, ocorre a queima de fogos sem estampido, com duração de dez minutos. A novidade desta edição é a pirotecnia sincronizada com a trilha elaborada pela DJ Letícia Sartoretto. Para garantir a segurança do público, haverá reforço nos efetivos de limpeza, segurança, fiscalização de trânsito e atividades ambulantes, e serviço de atendimento médico.

A realização do evento é da Prefeitura de Porto Alegre, com apoio da Federação Afro Umbandista e Espiritualista, Associação de Gastronomia Itinerante do Rio Grande do Sul, Sheik Burguer, Restaurante 360 e Rede Master Hotéis. O patrocínio é da Companhia Zaffari, Caixa e do Governo Federal Pátria Brasil.

Limpeza – A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) reforçará a equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para garantir organização e conforto no local. Durante a festa, serão disponibilizados 50 tonéis na região (25 a mais que no ano passado), e, pela primeira vez, 30 contêineres da coleta automatizada serão dispostos no canteiro central da avenida Presidente João Goulart.

A Orla Moacyr Scliar é adotada pela Uber, que tem a responsabilidade de manutenção do espaço. No entanto, devido às festividades na área, a prefeitura fará a limpeza. Além dos tonéis e contêineres extras, colocados especialmente para o evento, o trecho 1 da Orla já conta com 50 lixeiras duplas (uma com 40 e outra com 20 litros de capacidade), acrescidas de dez contentores triplos extras (com capacidade de até 240 litros cada) nos finais de semana.

Segurança - A Guarda Municipal e o 9° Batalhão da Brigada Militar farão a segurança do local. Já a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) trabalha na organização e fiscalização do trânsito do entorno. A partir da 0h30, haverá ampliação da linha C4 – Circular Balada Segura, que atenderá o evento com intervalos de 20 a 30 minutos. Também haverá mais veículos atuando nas linhas M79 (eixo Borges/Padre Cacique/ Wenceslau Escobar) e M98 (Eixo BentoGonçalves/Lomba do Pinheiro), saindo em intervalos de menos de uma hora para facilitar o retorno aos principais eixos da cidade. Ao mesmo tempo, o trânsito terá uma série de alterações no entorno da festa (confira aqui).

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) atuará na fiscalização dos vendedores ambulantes, e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará presente com a unidade móvel para eventuais atendimentos, em parceria com a Associação Hospitalar Vila Nova, o Corpo de Bombeiros e o Samu. 

PROGRAMAÇÃO

18h – Vencedores do Festival de Música 2019

19h10 – Imperadores do Samba

20h10 – Cesar Oliveira e Rogério Melo –  Dupla gaudéria

21h20 – Luiza Barbosa - representante gaúcha na final do The Voice Kids 2019

22h45 – Casa Ramil

23h50 – Letícia Sartoretto (DJ) 

0h – Show pirotécnico

2h – Encerramento

DICAS PARA A COMEMORAÇÃO 

Permitido

- Levar cadeiras de praia, cangas e esteiras. 

- Levar ceias prontas e lanches.

- Levar bebidas e coolers.

Recomendado

- Manter-se hidratado e bem alimentado.

- Se chegar cedo, ainda com sol, aplicar protetor solar.

- Providenciar identificação para crianças e contato de um responsável. No caso de a criança se perder, basta procurar a segurança do evento para auxiliar na localização.

- Marcar um ponto de encontro, caso alguém se perca.

- Levar saco/sacola para coletar o lixo e carregar ao sair.

- Separar alumínios e vidros para deixá-los nas áreas de reciclagem.  

Não permitido 

- Uso de qualquer tipo de fogo de artifício. 

- Arma de qualquer espécie.

- Churrasqueiras, espetos, fogo no local ou uso de fogões portáteis.

- Uso de drogas ilícitas.

- Deixar lixo, garrafas e latas no chão. 

- Venda de bebidas ou alimentos sem licença.

- Entrar no rio, pois as águas são profundas e há risco de afogamento.

   

 

Lissandra Mendonça, Paulo Beccon e Rafaela Redin

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes