Cia Municipal de Dança retorna ao palco do Teatro Renascença

18/07/2022 11:06

A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre volta aos palcos locais com duas importantes obras do seu repertório e um novo trabalho da Cia Jovem de Dança. As apresentações acontecem no Teatro Renascença (avenida Erico Veríssimo, 307), nos dias 22 e 23 de julho (sexta e sábado), às 20h, e no domingo, às 18h, com entrada franca.

Em cena serão apresentados os espetáculos “Brazil Beijo” (2018), da coreógrafa israelense Orly Portal, e “Scanner” (2015), criação coletiva da companhia, com direção de Airton Tomazzoni.

Além das consagradas montagens que trazem no elenco os destacados bailarinos e bailarinas Adriano Oliveira, Andressa Pereira, Everton Nunes, Leonardo Moreira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Paula Finn, a temporada inclui o novo espetáculo da Cia Jovem de Dança, chamado “Parco”, com coreografia de Driko Oliveira.

A montagem “Brazil Beijo” foi criada especialmente para o grupo pela coreógrafa Orly Portal, através de um intercâmbio cultural na área da dança entre Brasil e Israel com a promoção de SoloConnection (Alemanha), Suzanne Dellal Centre (Israel), Bönisch Productions (Brasil), com produção do Centro Municipal de Dança e direção artística de Paula Amazonas. 

“Scanner” integra o espetáculo Adágio com direção de Airton Tomazzoni e criação coreográfica coletiva com o elenco. Na obra os bailarinos fazem uma constante e hipnótica varredura do palco, como nos aparelhos de digitalização de imagens: os scanners. 

“Parco” é o novo espetáculo da Cia Jovem de Dança, assinado pelo coreógrafo Driko Oliveira e propõe uma reflexão e um questionamento sobre a sociedade contemporânea, suas contradições, excessos e faltas

Orly Portal  – Coreógrafa Israelense
É coreógrafa, criadora e dançarina israelense com 20 anos de experiência, tendo atuado no Batsheva Ensemble e fundado a Portal - Dance Company em 2009. Seus trabalhos lidam com a conexão entre a dança ancestral, o conhecimento atual e a pesquisa do movimento orgânico, que dialogam com o folclore oriental e a contemporaneidade.

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre
Projeto realizado em conjunto pelas Secretarias de Cultura e Economia Criativa e da Educação da Prefeitura de Porto Alegre que mantém um elenco profissional de bailarinos e bailarinas selecionados através de Edital Público. O projeto existe desde 2014, foi sancionado por lei em 2017. A Cia já realizou 15 montagens, reunindo um público de cerca de 40 mil espectadores, no Brasil, Alemanha e Israel. Mantém a Cia Jovem de Dança, que reúne 20 alunos(as) que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança, que atuam junto com bailarinos profissionais fomentando a qualificação e aprimoramento técnico e artístico desses jovens.

Fichas Técnicas
Cia Municipal de Dança de Porto Alegre

Direção Geral: Airton Tomazzoni
Direção Executiva e Comunicação: Ilza do Canto
Ensaiadora: Bianca Weber
Técnico de luz: Maurício Rosa
Técnico de Som: Marcos Vaz

Cia Jovem de Dança
Direção Artística: Fernanda Santos
Coreógrafo: Adriano Oliveira

 “Brazil Beijo” – Cia Municipal de Dança
Coreografia/ Trilha Sonora: Orly Portal
Figurinos: Valentina Stets e Orly Portal
Elenco: Adriano Oliveira (Driko Oliveira), Andressa Pereira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini e Paula Finn

“Scanner” – Cia Municipal de Dança
Direção: Airton Tomazzoni
Coreografia: criação coletiva
Figurinos: Antonio Rabadan
Elenco: Adriano Oliveira (Driko Oliveira), Andressa Pereira, Everton Nunes, Leonardo Moreira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Paula Finn.

“Parco” – Cia Jovem de Dança
Direção: Driko Oliveira e Fernanda Santos
Coreografia e Trilha sonora: Driko Oliveira
Elenco:
Anderson Alex Mendes, Carlos Eduardo Oliveira Czerner, Gustavo da Conceição, Hellen Gonchoroski, Iago Poersch, Jean Ferreira, Jéssica Paim, Maria Rita Schardosim Vianna, Mariane Lisboa Farias, Natasha Vieira Mello, Paola Baldissera, Raissa Lisboa Farias, Raynner Victor, Tatiele Alves Cardoso

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre
22 e 23/7 – às 20h – “Scanner” e “Brasil Beijo” –
24/7 – às 18h – “Parco” – Cia Jovem de Dança e “Scanner” – Cia Municipal de Dança de Porto Alegre
Teatro Renascença (avenida Erico Veríssimo, 307)
Classificação etária: Livre
Duração: 70 minutos

Entrada franca com distribuição de senhas na bilheteria do teatro uma hora antes dos espetáculos.

Cleber Saydelles

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes