Ciclo, estreia e sessões comentadas na programação da Cinemateca

03/03/2022 08:39

Na primeira semana de março, a Cinemateca Capitólio apresenta um ciclo dedicado ao diretor francês Robert Bresson, a estreia de A Nuvem Rosa, de Iuli Gerbase, a primeira edição do ano do Projeto Raros e duas sessões especiais comentadas.

Ciclo Robert Bresson - de quinta-feira, 3 até 16 de março, a Cinemateca Capitólio apresenta o ciclo 4x Bresson, com quatro obras realizadas pelo diretor francês ao longo de quatro décadas. Com exibições em DCP e em 35mm, a mostra é uma parceria da Capitólio com a Cinemateca da Embaixada da França e o Institut Français. O valor do ingresso é R$ 10. Outras informa informações no site.

Projeto Raros - Na sexta-feira, 4, às 19h30, a Cinemateca Capitólio apresenta a primeira edição do Projeto Raros de 2022 com o filme Alucinados do Som e da Guerra (All This And The World War II, 1976), da diretora Susan Winslow, um casamento insólito entre música e cinema que consegue alcançar, simultaneamente, o absurdo, o grotesco e o sublime. Entrada franca. Exibição em HD com legendas em espanhol.
Mais informações no site.

A Nuvem Rosa - A partir de quinta-feira, 3, a Cinemateca Capitólio promove a exibição de A Nuvem Rosa, primeiro longa-metragem de Iuli Gerbase. O valor do ingresso é R$ 16.
Mais informações no site

Sessões especiais comentadas

No domingo, 6, às 18h, a Cinemateca Capitólio apresenta a sessão Filmes de Gabi Wondra. A diretora porto-alegrense radicada na Alemanha participa de um debate após a sessão. Na quarta-feira, 9, às 19h, acontece a exibição do curta documentário Mirabal, um foco de resistência, de Everaldo Oliveira. Após a sessão, ocorre um debate em torno da importância das casas de referências para o combate à violência contra as mulheres, com as participações da Coordenadora Nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário, Nana Sanches, da escritora Claudia Tajes, e do diretor do filme e apoiador da Casa Mirabal. Mediação de Natanielle Almada. As duas sessões têm entrada franca.

Datas e horários de 2 a 9 de março 

Quarta-feira, 2
15h – Essa Pequena é uma Parada
17h – Cleópatra

Quinta-feira, 3
15h – O Batedor de Carteiras
17h – A Grande Testemunha
19h – A Nuvem Rosa

Sexta-feira, 4
15h – O Dinheiro
17h – A Nuvem Rosa
19h30 – Projeto Raros: Alucinados do Som e da Guerra

Sábado, 5
15h – A Grande Testemunha
17h – Lancelot do Lago
19h – A Nuvem Rosa

Domingo, 6
15h – O Batedor de Carteiras
16h30 – O Dinheiro
18h – Filmes de Gabi Wondra + debate

Terça-feira, 8
15h – Lancelot do Lago
17h – A Grande Testemunha
19h – A Nuvem Rosa

Quarta-feira, 9
15h – O Dinheiro
17h – A Nuvem Rosa
19h – Mirabal, um foco de resistência + debate
 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil