Cinema ao Vivo encerra o 33º Festival de Arte
Para marcar o encerramento do 33º Festival de Arte Cidade de Porto Alegre, a Cinemateca Capitólio Petrobras terá a performance Cinema ao Vivo – Copacabana Mon Amour, concebida pelo artista Nuno Ramos (SP), em colaboração com a atriz Helena Ignez (BA). A programação tem inÃcio nesta terça-feira, 6, à s 20h, na Cinemateca Capitólio Petrobras (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico). Sessões contÃnuas permitirão ao público acompanhar a performance, que se encerrará à s 20h da quarta-feira, 7. As sessões são gratuitas com entrada exclusivamente mediante retirada de senhas.Â
Â
A performance - O projeto parte de um paradoxo: unir o elemento teatral à fantasmagoria fÃlmica diante do público. Helena Ignez, durante 24h, irá conviver com a produção em que estrelou, Copacabana Mon Amour (1970), de Rogério Sganzerla. Durante as sessões, a atriz poderá comer, sentar, descansar ou não fazer nada. Poderá repetir as falas, gritar e até mesmo pedir para sair. Poderá aplaudir e vaiar. Sua própria presença desloca todo o sentido do filme, atualizando e abrindo o que tinha se tornado definitivo na edição. O público assistirá assim a um filme “acompanhado†por sua protagonista, observando aquele produto de luz e som fundido paradoxalmente à cena ao vivo. Por sua vez, Helena terá a oportunidade de “acertar as contas" com um filme que marcou profundamente a sua carreira.
Â
O Filme - Copacabana Mon Amour (1970, comédia, 85min)
Roteiro e direção: Rogério Sganzerla
Música composta por Rogério Sganzerla e Gilberto Gil
Produção: Rogério Sganzerla e Júlio Bressane
Elenco: Helena Ignez, Otoniel Serra e Paulo Villaça
Sônia Silk trabalha como prostituta enquanto tenta virar cantora da Rádio Nacional. De tanto ouvir a mãe dizer que ela e o irmão são possuÃdos pelo demônio, Sônia procura um pai de santo para tentar quebrar o feitiço maligno que atua sobre os dois.
Â
33º Festival de Arte da Cidade de Porto Alegre - Começou em 28 de junho, com o tema do universo feminino e as relações entre arte, feminismo e emancipação. O público de Porto Alegre tem a oportunidade de se aproximar de inúmeras manifestações culturais na área das Artes Plásticas. Já recebeu mais de 1.650 pessoas entre participantes de oficinas, palestras, bate-papos, performances e visitantes das exposições Artistas Mulheres: territórios expandidos, aberta até 27 de setembro na Pinacoteca Aldo Locatelli, no Paço Municipal, Natália Schul – Descaber, já encerrada, e Claudia Paim: corpopaisagem, que segue até 29 de agosto, na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico).
Â
Sessões e horários de 6 a 14 de agostoÂ
Â
Terça-feira, 6
20h - 00h – Cinema ao vivo – Copacabana Mon AmourÂ
Â
Quarta-feira, 7
00h - 20h – Cinema ao vivo – Copacabana Mon Amour
Â
Quinta-feira, 8
18h30 – Fourteen
20h15 – Rafiki
Â
Sexta-feira, 9
14h – O Mistério de PicassoÂ
15h30 – O Escândalo Clouzot
17h – Rafiki
18h30 – Fourteen
20h – Projeto Raros: O Par Perfeito, de Rose TrocheÂ
Â
Sábado, 10
14h – Sessão AcessÃvel: Ponto Zero
16h – As Diabólicas
18h30 – Fourteen
20h15 – Rafiki
Â
Domingo, 11
14h – O Assassino Mora no 21
16h – O Salário do Medo
18h30 – Fourteen
20h15 – Rafiki
Â
Terça-feira, 13
14h – As Diabólicas Â
16h – O Mistério de Picasso
18h30 – Fourteen
20h15 – Rafiki
Â
Quarta-feira, 14
14h – O Salário do MedoÂ
16h30 – Fourteen
18h – Rafiki
19h30 – Xico StockingerÂ
Â
A Cinemateca Capitólio Petrobras conta, em 2019, com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras programação especial 2019, aprovado na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizado pela Fundacine – Fundação Cinema RS, e possui patrocÃnio master da Petrobras. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessÃvel, master classes e exposições.
 Â
Â
Cleber Saydelles
TaÃs Dimer Dihl