Cinema, Ciência e Tecnologia em mostra na Cinemateca Capitólio

12/07/2019 09:48
SMC/PMPA
CULTURA
Matrix, de 1999, integra a seção temática Ilusões

A Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta, de 18 a 31, a mostra Cinema, Ciência e Tecnologia: Diálogos Possíveis. São mais de vinte filmes, entre curtas e longas, que trazem múltiplas perspectivas a respeito da intersecção tripla entre os saberes. Em diferentes tempos e territórios, as obras traduzem o impacto sociocultural dos avanços da ciência e das tecnologias na vida das pessoas no século XX.

A mostra é dividida em dez seções temáticas - Enigmas, Investigações, Ilusões, Experiências, Artifícios, Limites, Aprendizados, Consciências, Horizontes e Horrores – e apresenta obras que contribuíram com reflexões instigantes sobre as transformações tecnológicas testemunhadas pela própria história do cinema, como Matrix, de Lilly e Lana Wachowski, Um Homem com a Câmera, de Dziga Vertov, O Fundo do Coração, de Francis Ford Copolla e Razzle Dazzle e The Lost World, de Ken Jacobs.

A sessão de abertura, quinta-feira, 18, às 19h30, apresenta uma das primeiras exibições brasileiras do longa-metragem A Noite Amarela, destaque do Festival de Rotterdam deste ano, dirigido pelo paraibano Ramon Porto Mota. O diretor estará presente para um debate após a exibição. A sessão de encerramento, na quarta-feira, 31, às 19h30, conta com a ficção-científica Plano Controle, o mais novo filme da realizadora de Baronesa, Juliana Antunes, seguido da versão restaurada do longa-metragem Abrigo Nuclear, de Roberto Pires, um clássico sci-fi brasileiro. Juliana estará presente e participa de uma conversa após a sessão.

Outra estreia importante é Mirante, longa-metragem experimental de Rodrigo John, que parte de um registro de mais de dez anos das janelas de um apartamento no Centro de Porto Alegre. Completam a programação brasileira Branco Sai, Preto Fica, o híbrido entre documentário e ficção-científica de Adirley Queirós, e o retrato das indígenas do Alto Xingu As Hiper Mulheres, de Takumã Kuikuro, Leonardo Sette, Carlos Fausto. O Auge do Humano, co-produção entre Argentina e Brasil, de Eduardo Williams, ganha sessão comentada pela Gogó Conteúdos Sonoros, a equipe responsável pela criação sonora do filme.

A programação também destaca grandes pioneiras do cinema, com filmes de Maya Deren, nome essencial do cinema de vanguarda, Julie Dash e Zeinabu irene Davis, integrantes do movimento L. A. Rebellion, grupo de realizadores que saíram da Universidade da Califórnia em Los Angeles e transformaram o cinema negro dos Estados Unidos, e Kathleen Collins, diretora de Sem Chão, outro marco da produção afro-americana realizada na década de 1980.

O diálogo com as artes visuais no recorte temático da mostra está presente nas exibições do documentário Giuseppe Penone, sobre a obra de um dos grandes nomes da Arte Povera, que será comentado pelas pesquisadoras Marina Câmara e Maria Ivone dos Santos, e do vídeo da artista Nancy Holt que registra a criação Sun Tunnels, uma das obras-primas da Land Art.

A mostra ainda apresenta filmes impactantes de Jerry Lewis, Michelangelo Antonioni, James Gray, David Cronenberg e Kiyoshi Kurosawa.

Os ingressos para as sessões custam R$ 10,00, com meia-entrada para estudantes, idosos e portadores do Cartão Petrobras com acompanhante, além de gratuidade para os funcionários da Petrobras. A bilheteria abre 30 minutos antes de cada sessão. A Cinemateca Capitólio Petrobras fica na rua Demétrio Ribeiro 1085 – esq. com Borges de Medeiros. Mais informações (51) 3289 7453 | http://www.capitolio.org.br | facebook.com/cinemateca.capitolio

Em 2019, a Cinemateca Capitólio Petrobras conta com o projeto Cinemateca Capitólio Petrobras, programação especial aprovada na Lei Rouanet/Governo Federal, que será realizada pela  – Fundacine, Fundação Cinema RS e possui patrocínio master da Petrobras. O projeto contém 26 diferentes atividades entre mostras, sessões noturnas e de cinema acessível, master classes e exposições.

Os filmes 

Enigmas 

A Noite Amarela
Brasil, 2019, 100 minutos, DCP
Direção: Ramon Porto Mota
O que pode ser morrer, frente ao medo de existir? Uma viagem de turma de adolescentes paraibanos para uma cidade pequena.

O Mistério de Oberwald
(Il Mistero di Oberwald)
Itália/Alemanha, 1980, 129 minutos, digital
Direção: Michelangelo Antonioni
Sebastian, um homem procurado, chega ao Castelo de Oberwald para matar a rainha, mas desmaia antes do crime. Ele é a imagem do rei assassinado no dia do casamento.

Investigações 

Mirante
Brasil, 2019, 79 minutos, DCP
Direção: Rodrigo John
Morador observa os habitantes do centro de Porto Alegre enquanto uma reviravolta na história do Brasil ecoa velhos fantasmas. No vidro das janelas, o lado de fora e o de dentro se misturam, numa sinfonia fora do tempo.

Giuseppe Penone
Brasil, 2018, 52 minutos, HD
Direção: Pedro Urano
Em seu estúdio em Turim, o artista apresenta alguns de seus trabalhos mais emblemáticos e o entendimento sobre a natureza e o tempo que eles contém. Acompanhamos a instalação da obra Elevazione no Inhotim, visitamos o jardim das esculturas fluidas – uma expressiva coleção de esculturas ao ar livre instalada permanentemente por Penone nos arredores de Turim – e flagramos o artista trabalhando no bosque próximo a sua casa de campo em San Raffaele.

Ilusões

Matrix
Estados Unidos/Austrália, 1999, 135 minutos, HD
Direção: Lilly e Lana Wachowski
Em um futuro próximo, jovem programador é atormentado por estranhos pesadelos: está conectado por cabos em um imenso sistema de computadores.

Ciclos
(Cycles)
Estados Unidos, 1989, 17 minutos, digital
Direção: Zeinabu irene Davis
Uma mulher aguarda a menstruação. Sua apreensão logo se aprofunda em transe.

Diário de uma Freira Africana
(Diary of an African Nun)
Estados Unidos, 1977, 15 minutos, digital
Direção: Julie Dash
O fluxo de consciência de uma freira negra vivendo em Uganda.

Ilusões
(Illusions)
Estados Unidos, 1982, 36 minutos, digital
Direção: Julie Dash
O encontro entre uma assistente de produção de Hollywood e uma cantora negra contratada para dublar atrizes brancas em cenas musicais.

Experiências 

Cavaleiros Divinos – Os Deuses Vivos do Haiti
(Divine Horsemen: The Living Gods of Haiti)
Haiti/Estados Unidos, 1977, 53 minutos, HD
Direção: Maya Deren, Teiji Ito e Cherel Ito
Estudo etnográfico íntimo das danças e rituais de Vodu filmado por Maya Deren durante seus anos no Haiti (1947-1951). Edição feita por Teiji Ito e Cherel Ito nos anos 1970.

Z – A Cidade Perdida
(The Lost City of Z)
Estados Unidos, 2016, 141 minutos, DCP
Direção: James Gray
O explorador britânico Percy Fawcett viaja para a Amazônia no início do século XX e descobre evidências de uma civilização avançada que pode ter habitado a região.

Artifícios 

Sun Tunnels
Estados Unidos, 1978, 26 minutos, digital
Direção: Nancy Holt
Sun Tunnels documenta a produção da obra-prima da Land Art criada pela artista Nancy Holt em 1976.

O Fundo do Coração
(One From the Heart)
Estados Unidos, 1982, 107 minutos, HD
Direção: Francis Ford Coppola
Numa Las Vegas onírica, Hank e Frannie decidem que seu casamento chegou ao fim. As novas paixões podem ser tão ilusórias quanto o brilho da cidade que os cerca.

Limites 

Um Homem com uma Câmera
(Chelovek s kinoapparatom)
União Soviética, 1929, 68 minutos, HD
Direção: Dziga Vertov
A cidade acorda. A câmera-olho inicia sua aventura neste marco da vanguarda soviética dos anos 1920.

O Auge do Humano
(El Auge de Humano)
Argentina, 2016, 100 minutos, DCP
Direção: Eduardo Williams
Exe, argentino, Alf, moçambicano e Archie, das Filipinas, acabam se conhecendo na internet enquanto buscam algum tipo de conexão.

Aprendizados 

Sem Chão
(Losing Ground)
Estados Unidos, 1982, 86 minutos, HD
Direção: Kathleen Collins
Professora de filosofia vive crise com o marido, um pintor vanguardista. Longa de estreia Kathleen Collins e marco do cinema negro dos EUA.

O Professor Aloprado
(The Nutty Professor)
Estados Unidos, 1963, 107 minutos, HD
Direção: Jerry Lewis
Professor atrapalhado (e apaixonado) inventa uma fórmula para se transformar em outro homem.

Consciências 

A Vida de Galileu
(Galileo)
Reino Unido, 1975, 139 minutos, digital
Direção: Joseph Losey
Galileu Galilei busca, por meio de instrumentos e da verificação científica, a validade das teorias de Copérnico. Adaptação da obra de Brecht.

Branco Sai, Preto Fica
Brasil, 2015, 94 minutos, DCP
Direção: Adirley Queirós
Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, Marquim e Sartana. Dimas vem do futuro para encontrar Sartana e provar que a culpa é da sociedade repressiva. Marquim trabalha numa invenção que irá levar a voz e a música de Ceilândia para o espaço.

Horizontes 

As Hiper Mulheres
Brasil, 2012, 80 minutos, DCP
Direção: Takumã Kuikuro, Leonardo Sette, Carlos Fausto
Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede a seu sobrinho que realize o maior ritual feminino do Alto Xingu para que ela possa cantar uma última vez.

Razzle Dazzle: The Lost World
Estados Unidos, 2008, 92 minutos, digital
Direção: Ken Jacobs
Jacobs manipula digitalmente um curta de Thomas Edison de 1903, onde um grupo de crianças monta uma espécie de montanha-russa.

Horrores

Pulse
(Kairo)
Japão, 2001, 118 minutos, HD
Direção: Kiyoshi Kurosawa
Adolescentes japoneses investigam uma série de suicídios ligados a uma página de internet que promete aos visitantes a chance de se conectarem com os mortos.

eXistenZ
Canadá/Reino Unido, 1999, 96 minutos, HD
Direção: David Cronenberg
Uma renomada designer de jogos de realidade virtual é vítima de uma intensa perseguição por fanáticos religiosos que querem assassiná-la.

Sessão de Encerramento
Plano Controle + Abrigo Nuclear

Plano Controle
Brasil, 2018, 15 minutos, DCP
Direção: Juliana Antunes
Em um contexto político distópico, Marcela usa um novo serviço do celular para deixar o país.

Abrigo Nuclear
Brasil, 1981, 85 minutos, HD
Direção: Roberto Pires
O planeta foi contaminado por múltiplas explosões nucleares e os sobreviventes dos eventos vivem sob o solo, num abrigo controlado por cientistas. Após um acidente dentro do local, um grupo de rebeldes decide desafiar as restrições impostas e subir para a superfície.

Sessões e horários

Quinta-feira, 18
16h – A Vida de Galileu
19h30 – A Noite Amarela + debate com Ramon Porto Mota

Sexta-feira, 19
16h – Branco Sai, Preto Fica
18h – O Mistério de Oberwald
20h30 – Cavaleiros Divinos – Os Deuses Vivos do Haiti

Sábado, 20
16h – Z – A Cidade Perdida
18h30 – Branco Sai, Preto Fica
20h – Giuseppe Penone + debate

Domingo, 21
16h – A Vida de Galileu
18h30 – Sun Tunnels + debate
19h30 – O Mistério de Oberwald

Terça-feira, 23
16h – Matrix
18h30 – Um Homem com a Câmera
20h – O Fundo do Coração

Quarta-feira, 24
16h – O Fundo do Coração
18h – Um Homem com a Câmera
19h30 – O Auge do Humano + debate com integrantes da Gogó Conteúdo Sonoro

Quinta-feira, 25
16h – As Hiper Mulheres
17h30 – Z – A Cidade Perdida
20h – Razzle Dazzle: The Lost World

Sexta-feira, 26
16h – Branco Sai, Preto Fica
18h – O Professor Aloprado
20h – Projeto Raros Especial: Sem Chão + debate com Juliana Costa

Sábado, 27
16h – As Hiper Mulheres
18h – Matrix
20h30 – L. A. Rebellion: Julie Dash e Zeinabu irene Davis

Domingo, 28
16h – Pulse
18h – Um Homem com a Câmera
19h30 – Mirante + debate com Rodrigo John

Terça-feira, 30
16h – Pulse
18h – Z – A Cidade Perdida
20h30 – eXistenZ

Quarta-feira, 31
16h – O Professor Aloprado
18h – eXistenZ
19h30 – Plano Controle + Abrigo Nuclear (debate com Juliana Antunes)

 

Cleber Saydelles

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes