Cinemateca Capitólio reabre com uma sessão por dia

10/07/2021 15:20
Alex Rocha/PMPA
CULTURA
Apresentação dos músicos do Instituto Popular de Arte-Educação foi atração especial para o público

A Cinemateca Capitólio reabriu e já concentrou seu público fiel na plateia em sua primeira semana de programação. Depois de 15 meses sem receber o público presencialmente, o clássico Jules e Jim, do francês François Truffaut, foi a estreia da retomada.

Elogiada pelo público, a exibição teve o apoio da Cinemateca da Embaixada da França e a sessão foi de entrada franca para os primeiros que retiraram suas senhas. A noite de terça-feira, 6, também teve a apresentação musical dos músicos do Instituto Popular de Arte-Educação (IPDAE), que deixaram ainda mais emocionante o momento com um recital de boas vindas. "Com todos os cuidados para que possamos estar juntos, celebramos esse reencontro com o cinema, com as pessoas da área cinematográfica, com os amigos, o cinema também é um lugar de compartilhamento“, disse Daniela Mazzilli, Coordenação de Artes Audiovisuais.

O público, que não pôde frequentar a Cinemateca - mesmo que em contato com as ações culturais no ambiente virtual -, vibrou com a reabertura. “É muito importante estarmos aqui hoje reunidos, reabrindo esse espaço. É um momento de resistência. Muito que estavam antes conosco aqui, hoje não podem estar mais. Mas a Cinemateca Capitólio continua, a cultura continua, e a cidade resiste”, saudou Gunter Axt, secretário da Cultura de Porto Alegre.

Para a volta, foram implementadas adaptações para a utilização do espaço, desde entrada e saída do público, o limite de espectadores por sessão (teto de 30% de ocupação), com distanciamento entre os presentes, sendo bloqueados os assentos demarcados, além do uso obrigatório de máscara durante toda a sessão e o incentivo à higienização constante das mãos.

A primeira fase da esperada reabertura tem apenas uma sessão por dia, de terça a domingo, sempre às 17h. Os longas Disforia, de Lucas Cassales, e Aos Olhos de Ernesto, de Ana Luiza Azevedo, produções do Rio Grande do Sul que tiveram suas trajetórias impactadas pelo fechamento das salas de cinema em 2020 ganharão mais exibições na Cinemateca Capitólio a partir de 15 de julho. Na sexta-feira, 16 de julho, o documentário Portuñol, de Thaís Fernandes, ganha uma sessão de pré-estreia. O filme entra em cartaz na semana seguinte

Grade de horários 

10 de julho (sábado)

17h – Aos Olhos de Ernesto

11 de julho (domingo)

17h – Disforia

13 de julho (terça-feira)

17h – Aos Olhos de Ernesto

14 de julho (quarta-feira)

17h – Disforia

15 de julho (quinta)

17h – Aos Olhos de Ernesto

16 de julho (sexta)

17h – Portuñol (pré-estreia)

17 de julho (sábado)

17h – Aos Olhos de Ernesto

18 de julho (domingo)

17h – Disforia

20 de julho (terça)

17h – Aos Olhos de Ernesto

21 de julho (quarta)

17h – Disforia

Entrada: R$ 16 e meia-entrada conforme estabelecido por lei

Mariana Bertolucci

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes