Cinemateca promove sessão em homenagem ao ator Leonardo Machado

29/10/2018 08:39
Divulgação SMC/PMPA
Cinemateca promove sessão em homenagem ao ator Leonardo Machado
A Superfície da Sombra integra a sessão que tem tem entrada franca

Na próxima terça-feira, 30, às 20h, a Cinemateca Capitólio Petrobras realiza uma sessão especial em homenagem ao ator Leonardo Machado. Na ocasião, serão exibidos dois trabalhos recentes do ator, falecido em 28 de setembro, aos 42 anos, o curta “Entardecerâ€, de Muriel Paraboni, e o longa “A Superfície da Sombraâ€, de Paulo Nascimento. Dois trabalhos que ilustram a versatilidade desse profissional cuja trajetória produziu um dos mais sólidos legados de nossa produção audiovisual. A programação tem entrada franca. 

Entardecer - Muriel Paraboni (RS, 2016, curta-metragem, 20 minutos)
Um homem e uma mulher revivem momentos de suas vidas transfigurados na paisagem de uma praia. Passado, presente e futuro se confundem na cadência das águas, que vêm e vão revolvendo memórias e antigos silêncios. Finalizado em setembro de 2016, este curta de Muriel Paraboni participou de diversos festivais internacionais. Recebeu o Prêmio Especial do Júri – Destaque em Direção no 12º Blow-Up Chicago International Arthouse Film Festival e Menção Honrosa no Experimental Fórum, de Los Angeles, e fez parte das seleções oficiais do Hong Kong Arthouse Film Festival e do 14º Festival International Signes de Nuit – Paris, entre outros. Cópia gentilmente cedida pelo diretor.

A Superfície da Sombra - Paulo Nascimento (RS, 2017, longa-metragem, 87 minutos)
Tony é um homem solitário que viaja ao extremo Sul do país para um funeral. Ele se atrasa e perde a cerimônia, mas encontra Bianca, com quem inicia uma relação imprevista. Falada em portunhol, esta adaptação do romance homônimo de Tailor Diniz é um filme de fronteira, um thriller fantástico, ao mesmo tempo onírico e estranho, que apresenta uma das melhores atuações de Leonardo Machado, na pele do protagonista Tony. Cópia gentilmente cedida pela distribuidora Panda Filmes.

Andrea Brasil