Cultura anuncia direção artística das próximas edições do Porto Alegre em Cena

01/09/2022 19:51
Cleber Saydelles / SMC / PMPA
CULTURA
Após o anúncio, foi realizada a primeira reunião de trabalho da equipe

Com foco na coletividade, a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa anunciou na tarde desta quinta-feira, 1º, no Salão Nobre do Paço Municipal, a comissão que irá integrar a Direção Artística das duas próximas edições do Porto Alegre em Cena. Também foi apresentada a nova proposta de gestão para a realização do evento, um dos mais importantes festivais de artes cênicas da América Latina. A 29ª edição irá ocorrer em duas datas: dezembro de 2022 e março de 2023; a 30ª edição, em setembro de 2023.

O secretário municipal de Cultura, Gunter Axt, disse que o papel do poder público é funcionar como um facilitador de grandes eventos e proporcionar a participação da sociedade na vida cultural da cidade. Após o anúncio, os integrantes da direção artística do Porto Alegre em Cena realizaram a primeira reunião. Foram iniciadas as tratativas sobre as diretrizes gerais, alcance do público, tipos de espetáculos e a programação.

Em junho, após resultado de edital, a empresa Vitor Paulo Ortiz Bittencourt foi homologada pela SMCEC para realizar o evento. Gunter Axt salientou a competência dos diretores artísticos e chamou atenção para o caráter coletivo da sua composição. “São profissionais experientes e altamente qualificados. Vamos trabalhar para ampliar o acesso à cultura e com foco na descentralização dos espetáculos de teatro, dança e música, em suas mais diversas formatações”, afirma. O Porto Alegre em Cena terá parceria da PUCRS e do Pacto Alegre.

Programação - A programação deverá abranger uma diversidade de atividades culturais, desde espetáculos internacionais, nacionais e gaúchos, até leituras dramáticas e teatro para crianças. As apresentações deverão ser em teatros, salas de espetáculo, espaços culturais e descentralizados.

Quem são os diretores artísticos

1 – Adriane Azevedo – atriz e produtora - Sated
2 – Thiago Pirajira – diretor, produtor, ator e professor - DAD/UFRGS
3 – Airton Tomazzoni – artista da dança e jornalista - Equipe Dança SMCEC
4 – Ricardo Barberena –  Instituto de Cultura PUCRS
5 – Adriana Mottola – diretora, atriz e produtora teatral - Diretora Cia de Teatro Di Dtravaganza
6 – Renato Mendonça – Jornalista, dramaturgo e coordenador da Escola de Espectadores de Porto Alegre
7 – Juliano Barros – Ator, diretor artístico e fundador do Bloco da Laje
8 – Antônio Grassi – Ator, ex-presidente da Funarte e ex-diretor de Inhotim.

 

Ivani Schütz

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes