Cultura homenageia com exposição os cem anos de Nelson Jungbluth

07/12/2021 08:44

A Secretaria Municipal de Cultura, através da Coordenação de Artes Visuais, homenageia nesta terça-feira, 7, um dos mais importantes artistas plásticos gaúchos do século XX – que completaria 100 anos em novembro último. Nelson Jungbluth ganhará exposição comemorativa na Pinacoteca Aldo Locatelli. Contando com um acervo da família e com uma caprichosa curadoria da equipe de artes visuais da SMC, a mostra A Fonte de Todos os Ventos será aberta para visitação do público nesta terça, permanecendo em cartaz até fevereiro de 2022.

Divulgação SMC
As obras do artista são do acervo da família
As obras de Jungbluth são do acervo da família

Pluralidade é a ideia-força que reúne as obras que compõem esta exposição. Plural, intenso e com modulações diversas, da brisa ao sopro mais severo, Jungbluth situa sua criação a partir de um lugar em constante movimento, sem âncoras ou amarras, como se presume ser a fonte dos ventos: homens, mulheres, cavalos, floras imaginárias, lides campeiras e outros temas vão e vêm, aparecem e reaparecem ao longo de sua jornada criativa, colorida e vibrante.

Jungbluth foi um artista além-galerias, atuou também como publicitário e é de sua autoria a lendária Rosa dos Ventos – identidade visual da Varig – que carregou sua maestria por todos os ventos do mundo. Familiares do artista irão prestigiar a abertura da mostra, às 11h, no Paço Municipal. Na ocasião, será saudada a chegada do novo coordenador de artes visuais Paulo Amaral. 

Sobre o artista 

Filho dos fotógrafos Zulmira Sohne Jungbluth e Alziro Jungbluth, Nelson Jungbluth nasceu em 26 de novembro de 1921, em Taquara. Depois de um período em Porto Alegre, aos 9 anos, muda com a família para Rio Grande. Aos 19 anos, vai para o Rio de Janeiro, onde começa a criar profissionalmente histórias em quadrinhos e começa a atuar no desenho para propaganda.

De volta à terra natal, em 1944, seguiu desenhando profissionalmente para propaganda e, em 1946, ingressa na Varig. Em 1949, volta a residir no Rio, passando a atuar na Standard Propaganda. Anos depois, em 1954, voltou à Varig para criar o novo logotipo da empresa.

Em 1974, fez sua primeira mostra individual de pintura na Galeria de Arte do IAB, de Renato Rosa. Em 1979, criou a Medalha da Cidade de Porto Alegre e, a partir de 1981, passou a dedicar-se exclusivamente à pintura, participando de inúmeras exposições individuais e coletivas em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades.

Em 1983, concebeu os vitrais no supermercado Zaffari Higienópolis, na capital gaúcha. Ainda podemos ver a obra do artista no painel na ACM, desde 1994, na Bolsa de Mercadorias, desde 1998, e no painel no Teatro CIEE, seu último trabalho de arte pública um ano antes de morrer, no dia 5 de abril de 2008.

 

  

 

Mariana Bertolucci

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes