Cultura homenageia com exposição os cem anos de Nelson Jungbluth
A Secretaria Municipal de Cultura, através da Coordenação de Artes Visuais, homenageia nesta terça-feira, 7, um dos mais importantes artistas plásticos gaúchos do século XX – que completaria 100 anos em novembro último. Nelson Jungbluth ganhará exposição comemorativa na Pinacoteca Aldo Locatelli. Contando com um acervo da famÃlia e com uma caprichosa curadoria da equipe de artes visuais da SMC, a mostra A Fonte de Todos os Ventos será aberta para visitação do público nesta terça, permanecendo em cartaz até fevereiro de 2022.
Pluralidade é a ideia-força que reúne as obras que compõem esta exposição. Plural, intenso e com modulações diversas, da brisa ao sopro mais severo, Jungbluth situa sua criação a partir de um lugar em constante movimento, sem âncoras ou amarras, como se presume ser a fonte dos ventos: homens, mulheres, cavalos, floras imaginárias, lides campeiras e outros temas vão e vêm, aparecem e reaparecem ao longo de sua jornada criativa, colorida e vibrante.
Jungbluth foi um artista além-galerias, atuou também como publicitário e é de sua autoria a lendária Rosa dos Ventos – identidade visual da Varig – que carregou sua maestria por todos os ventos do mundo. Familiares do artista irão prestigiar a abertura da mostra, à s 11h, no Paço Municipal. Na ocasião, será saudada a chegada do novo coordenador de artes visuais Paulo Amaral.Â
Sobre o artistaÂ
Filho dos fotógrafos Zulmira Sohne Jungbluth e Alziro Jungbluth, Nelson Jungbluth nasceu em 26 de novembro de 1921, em Taquara. Depois de um perÃodo em Porto Alegre, aos 9 anos, muda com a famÃlia para Rio Grande. Aos 19 anos, vai para o Rio de Janeiro, onde começa a criar profissionalmente histórias em quadrinhos e começa a atuar no desenho para propaganda.
De volta à terra natal, em 1944, seguiu desenhando profissionalmente para propaganda e, em 1946, ingressa na Varig. Em 1949, volta a residir no Rio, passando a atuar na Standard Propaganda. Anos depois, em 1954, voltou à Varig para criar o novo logotipo da empresa.
Em 1974, fez sua primeira mostra individual de pintura na Galeria de Arte do IAB, de Renato Rosa. Em 1979, criou a Medalha da Cidade de Porto Alegre e, a partir de 1981, passou a dedicar-se exclusivamente à pintura, participando de inúmeras exposições individuais e coletivas em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades.
Em 1983, concebeu os vitrais no supermercado Zaffari Higienópolis, na capital gaúcha. Ainda podemos ver a obra do artista no painel na ACM, desde 1994, na Bolsa de Mercadorias, desde 1998, e no painel no Teatro CIEE, seu último trabalho de arte pública um ano antes de morrer, no dia 5 de abril de 2008.
Â
 Â
Â
Andrea Brasil