Cultura recebe inscrições para concurso que valoriza artesã negra

05/05/2022 08:45

A Secretaria Municipal da Cultura, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre (Fumproarte), recebe até 10 de junho inscrições para o Concurso de Valorização do Empreendimento da Artesã Negra. Serão selecionados 30 projetos que contemplem a qualificação do empreendimento da artesã pertencente à etnia negra. O concurso destina-se a mulheres negras e artesãs, pessoas físicas, com comprovada atuação no segmento do artesanato. Cada projeto aprovado receberá financiamento de R$ 5 mil. O edital é patrocinado pelo Grupo Carrefour. 

As propostas deverão ser encaminhadas, com seus anexos obrigatórios, através do formulário eletrônico, até as 23h59 do dia 10 de junho. O link para inscrição, edital e a legislação estão disponíveis para download aqui. Outros esclarecimentos  poderão ser obtidos pelos telefones 51.3289.8171 e 51.3289.8170 ou pelo e-mail fumproarte@smc.prefpoa.com.br. 

A seleção dos projetos será realizada pela Comissão de Avaliação e Seleção do Fumproarte. Somente serão aceitas inscrições enviadas através do formulário eletrônico. Serão disponibilizadas instruções e computador para realização da inscrição para as proponentes que necessitem. O atendimento é na avenida Venâncio Aires, 67, bairro Cidade Baixa, em dias úteis, das 9h às 17h, e funcionará durante o período de inscrições.

Cada proponente poderá enviar uma única proposta de projeto e com o valor do financiamento será permitido exclusivamente:
1 -  Aquisição de materiais para confecção das peças de artesanato;
2 -  Aquisição de ferramentas e equipamentos inerentes ao ofício de artesã;
3 -  Aquisição de itens de mobília para o atelier da artesã;
4 -  Aquisição de itens para exposição de artesanato;
5 -  Pagamento de taxas relativas à empresa de titularidade da artesã, desde que a
pessoa jurídica seja caracterizada para o exercício do artesanato;
6 -  Pagamento de cursos de qualificação na área do artesanato;
7 -  Pagamento de custos relativos ao desenvolvimento de comunicação digital com
designers, desenvolvedores de websites, divulgadores de redes sociais, registros
fotográficos ou audiovisuais e impulsionamentos de redes sociais. 

 

Andrea Brasil