Dia da Dança Afro Brasileira será celebrado em agosto
Nesta sexta-feira, 18, é celebrado o Dia da Dança Afro Brasileira. A data refere-se ao falecimento da pesquisadora, coreógrafa, bailarina e professora Mercedes Baptista (1921-2014), pioneira e grande referência no Brasil para o seu desenvolvimento. Porto Alegre foi a primeira capital a incorporar o Dia da Dança Afro em seu calendário oficial.
Para celebrar a modalidade, diversas atividades estão sendo organizadas pela Criativus - Escola de Dança, Cia Daniel Amaro, Movimentos Meninas Crespas e SÊ Negra, com apoio do Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, Ponto de Cultura Áfricanamente e Griô Hamburgueria.
Na terça-feira, 8, abriu a exposição Mercedes Baptista, em cartaz até o dia 31 de agosto no saguão do Centro Municipal de Cultura. Na ocasião, a partir das 19h, aconteceu a roda de conversa “Afrocelebração na Produção de Encantamentos”, com o relato e a experiência de professores e pesquisadores de Porto Alegre.
Já na quinta-feira, 10, às 20h, no Teatro Renascença, acontece a I Mostra de Dança Afro Brasileira de Porto Alegre. Onze grupos da cidade estarão se revezando no palco. A entrada é franca, com distribuição de senhas às 19h.
Na sexta-feira, 18, na Sala Redenção/Ufrgs, às 19h, será exibido o documentário Balé de pé no chão - a dança Afro de Mercedes Baptista, de Lilian Solá Santiago e Marianna Monteiro (2005). No sábado, 19, será a vez do Ponto de Cultura Áfricanamente receber a celebração, com a exibição do documentário sobre Mercedes Baptista, seguida de uma roda de samba.
E na segunda-feira, 21 de agosto, às 15h30, na Esefid/Ufrgs, acontece a performance "Mulheres Nanãs: Entre travessias e memórias", criada a partir da pesquisa de mestrado da bailarina, professora e pesquisadora Perla Santos, numa parceria com o Coletivo SÊ Negra do Curso de Dança da Ufrgs.
Mercedes Baptista foi a primeira mulher negra a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ela foi responsável pela criação do balé afrobrasileiro, a partir de suas pesquisas nos terreiros de candomblé, quando elaborou uma codificação e vocabulário próprio para a dança afro.
Atividades em Comemoração ao Dia da Dança Afro Brasileira
Terça-feira, 8 - Exposição Mercedes Baptista
Local: Saguão do Centro Municipal de Cultura (avenida Erico Verissimo, 307)
Período de visitação: de 8 a 31 de agosto.
Afrocelebração na produção de encantamento - roda de conversa
Local: Sala Álvaro Moreyra do Centro Municipal de Dança (avenida Erico Verissimo, 307)
Horário: a partir das 19hs
Mediador: Luciano Tavares
Quinta-feira, 10 - 1ª Mostra de Danças Afro-Brasileiras de Porto Alegre
Local: Teatro Renascença (avenida Erico Verissimo, 307)
Senhas serão distribuídas a partir das 19h
Mostra: às 20hs
Programação da Mostra:
- Luziana e grupo
- Solo de Lu Bento
- Solo de Magali Borges
- Andi Goldemberg
- Ana Valéria Pereira
- Emily Amaral
- Suliê Ramos
- Thyago Cunha
- Grupo de Dança Afro Omodua
- Afro Cultuando/ Solo de Carmen Santos
- Grupo de Dança Afro Ododua/ Solo: Oxum, de Giulia Pacheco Correa
- Brazil Estrangeiro
Neste dia haverá uma pequena praça de alimentação, com a hamburgueria temática Griô Burger.
Sexta-feira, 18, às 19h - Exibição de Documentário Balé de pé no chão - a dança Afro de Mercedes Baptista
Local: Sala Redenção/Ufrgs - Campus Central - avenida Paulo Gama, 110
Sábado, 19, às 19h - Exibição do documentário Documentário Balé de pé no chão - a dança Afro de Mercedes Baptista, e Roda de Samba
Local: Ponto de Cultura Áfricanamente - avenida Cristóvão Colombo, 761
Segunda-feira, 21, às 15h30- Apresentação da performance "Mulheres Nanãs: Entre travessias e Memórias- Pesquisa de mestrado de Perla Santos Esefid/ SÊ Negra
Local:Sala Rítmica I - Esefid/Ufrgs - rua Felizardo, 750
Todas as atividades têm entrada franca.
Andrea Brasil