Divulgada a programação do 30º Porto Alegre em Cena

09/08/2023 11:25
Alex Rocha/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Prefeito Sebastião Melo destacou que a economia criativa promove a verdadeira inclusão social

Espetáculos de rua, teatro para adultos e crianças, dança e circo integram a programação do 30º Porto Alegre em Cena, que irá ocorrer de 7 a 19 de setembro em vários espaços culturais da Capital. Serão 17 espetáculos locais e cinco nacionais (confira lista abaixo), selecionados pela equipe curadora. A programação foi divulgada nesta quarta-feira, 9h, no Paço Municipal, com as presenças do prefeito Sebastião Melo, comissão organizadora, secretários municipais e entidades culturais.

"A cultura eleva a alma da nossa cidade. A economia criativa também é parte importante, pois promove a verdadeira inclusão social" - Prefeito Sebastião Melo.

O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), Henry Ventura, destacou o protagonismo do festival como referência cultural de Porto Alegre no cenário nacional e internacional. "Esta trajetória de 30 anos, de um festival que foi idealizado aqui e venceu todas as barreiras, é uma vitória. Ao longo destes anos, o Em Cena firmou-se como uma potência cultural colocando nossa cidade no mapa das artes cênicas do mundo", disse.

Conforme o gestor cultural e integrante da comissão organizadora, Vitor Ortiz, nesta edição a equipe curadora recebeu mais de 130 inscrições, confirmando o fortalecimento do Em Cena no segmento cultural. Saiba mais sobre a programação aqui. A realização é da Prefeitura de Porto Alegre/SMCEC, PUCRS e Ministério da Cultura.

Programação nacional – Serão cinco espetáculos. Do Rio de Janeiro virá Julius Caesar – Vidas Paralelas, da Companhia dos Atores, coletivo carioca que completa 35 anos em atividade, já presente em outras edições do Em Cena; São Paulo estará representada por Vala: Corpos Negros e Sobrevidas, da Cia Sansacroma, dirigido por Gal Martins, aportando uma montagem absolutamente conectada com os dilemas sociais. De Pernambuco virá Transiterrifluxório, de Cláudio Lacerda/Dança Amorfa, criado a partir do desdobramento de uma longa pesquisa em dança intitulada Contraespaço, sob o estímulo da arquitetura da iraquiana-britânica Zaha Hadid; de Santa Catarina estará em cartaz Circulação Frágil, ou, essa dança é 30 minutos mais longa do que poderia ser para competir, uma ‘pergunta dançada’ por Letícia Souza; e de Natal vem a consagrada Cia Giradança, com o espetáculo de rua Muximba: o coração sempre permanece criança, com um espetáculo de rua, no Parque da Redenção.

Programação local - A direção artística do Porto Alegre em Cena selecionou 17 espetáculos locais. No segmento da dança, estão Cães; Trivial, um espetáculo de Bboys; Reminiscências – Memórias do nosso Carnaval; e Cartas para uma extraterrestre. O teatro tradicional está representado por produções como Esperando Godot; Os mamutes; Pigarra; Instinto; Cabaré da Mulher Braba e Em chamas. O Em Ceninha terá a técnica mista de teatro de formas animadas da longeva Cia Gente Falante, com Maria Peçonha; e também as montagens Amazônia, um olhar sobre a floresta e Chuá - descobertas na água. Já o teatro de rua terá Na Trilha das Andarilhas; Bolha Luminosa - o marujo e a tempestade, da Cia Teatro Lumbra; além de Lua - encontrando mares. Completa a programação Dali, espetáculo circense para toda a família.

Ponto de encontro - O festival terá espaços para encontros onde o público e os artistas poderão interagir. Os pontos de encontros ocorrerão na Zona Cultural, na Travessa dos Venezianos e no Teatro Renascença. As atividades educativas se concentrarão na Casa de Cultura Mario Quintana e na Pucrs, e poderão ser aproveitadas por escolas públicas.

Ingressos - A venda de ingressos começa no dia 15 de agosto, na plataforma Guichê Web ou no Campus da PUCRS – Prédio 5, no térreo, de segunda a sexta, das 9h às 13h e das 14h às 19h. O ponto de venda fica ao lado do Banco do Brasil. Valores entre R$ 20,00 até R$ 60,00, incluindo benefício da meia-entrada. Na 30ª edição do Em Cena, 20% da bilheteria dos espetáculos será de ingressos gratuitos, destinados a grupos e coletivos de projetos sociais, culturais e educacionais.  

Ivani Schütz

Cristiano Vieira