Divulgados os vencedores do Prêmio Açorianos de Dança 2022

01/12/2023 09:06

A montagem Artifícios da Virtuose Dissidente, de Janaína Ferrari e Roberta Fofonka, venceu como espetáculo do ano no Prêmio Açorianos de Dança 2022. A cerimônia aconteceu na noite desta quinta-feira, 30, no Teatro Renascença. A festa, realizada pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa anualmente, consagra a produção artística em dança da cidade em 11 categorias.

Trivial, um espetáculo de B-boys, de Driko Oliveira, recebeu os prêmios de Elenco Destaque e Produtora; Ecos, da Transforma Cia de Dança, venceu Coreografia e Intérprete Destaque para Bruno Manganelli; enquanto Sonho Ibérico Fado e Flamenco, da Cia de Arte La Negra e Alma Lusitana, ganhou nas categorias Intérprete Destaque, entregue a Ana Medeiros, e Trilha Sonora.

O Prêmio Açorianos de Personalidade do Ano da Dança em 2023 foi dedicado à Mãe Paty, do Quilombo Família de Ouro - Ylê de Oxum e Ossanha, comunidade localizada na Vila Mapa, Lomba do Pinheiro.  Mãe Paty é coreógrafa e diretora do grupo de dança Nossas Origens, que reúne mulheres e jovens da comunidade há mais de 15 anos.

Na categoria Criação em Multimídia, venceu Piano Soleil, de Caio Amon e Camila Vergara. A categoria Destaque Artístico consagrou o espetáculo solo de Edison Garcia, Pie Jesu Ressucita-me, enquanto Réquiem, de Igor Pretto, recebeu Destaque Técnico.

Uma das novidades do Açorianos de Dança este ano foi a categoria Revelação, para a jovem bailarina Letícia Alcântara.

Vencedores Açorianos de Dança 2023

Espetáculo ou Performance de Dança
Artifícios da Virtuose Dissidente, de Roberta Fofonka e Janaina Ferrari (Rojana)

Coreografia
Ecos, por Suzana D´Avila e Pamela Agostini

Intérprete Destaque
Ana Medeiros, por Sonho  Ibérico  Fado e Flamenco e Bruno Manganelli, por Ecos

Destaque
Trivial, um espetáculo de b-boys

Destaque Técnico
Réquiem

Trilha Sonora
Sonho Ibérico Fado e Flamenco, por Alma Lusitana, Ana Medeiros, Allan Harbas, Rafael Melo, Sônia Bentto e Thais Virgínia

Produtor (a)
Lucida Desenvolvimento Cultural, pelos espetáculos Extimidades, Memórias Perdidas e Trivial, um espetáculo de b-boys

Destaque Artístico
Pie Jesu Ressuscita-me

Revelação
Letícia Alcântara

Criação em Multimídia
Piano Soleil, de Caio Amon e Camila Vergara

Ação Cultural em Dança
Nossas Origens

  

 

Ivani Schütz

Cristiano Vieira