Edição especial da procissão dos Navegantes vai homenagear os 250 anos da cidade
Depois de dois anos paralisada devido à pandemia, a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes terá uma edição especial no dia 21 de agosto. Com o apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), a festa religiosa terá como slogan “O Coração do povo de Porto Alegre” e irá homenagear os 250 anos da Capital. A expectativa dos organizadores é de que mais de 200 mil fiéis participem do evento, em seu tradicional trajeto a pé do Centro Histórico até o Santuário, nas proximidades das pontes do Guaíba.
Para tratar dos preparativos da procissão, o padre Remi Maldaner, pároco da Igreja dos Navegantes, e a secretária do Santuário Navegantes, Dione Tarso, estiveram reunidos nesta segunda-feira, 4, na sede da Secretaria de Cultura, com o diretor de eventos da SMCEC, Evandro Hazzy, e a coordenadora de projetos, Adriana Martins.
Conforme a programação, no dia 14 de agosto, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes será levada em carreata, às 10h, desde o Santuário de Navegantes, até o Santuário Nossa Senhora do Rosário, onde permanecerá até 21 de agosto, dia da procissão.
Programação:
14/8
9h – Missa
10h – Carreata Traslado
11h30 – Entrega da Imagem no Santuário Nossa Senhora do Rosário
19h – Missa da Novena Maria, Mãe do povo de Porto Alegre
21/8
7h30 – Missa no Santuário Nossa Senhora do Rosário
8h30 – Saída da procissão
10h30 – Missa campal com arcebispo Dom Jaime Spengler
14h – Missa – padre Luiz Ricardo Xavier
16h – Missa – padre Jaime Caspary
17h – Entronização no Santuário Nossa Senhora dos Navegantes
Cristiano Vieira