Edital Usina das Artes 2022 abre inscrições nesta quinta-feira

14/04/2022 08:32

A Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) abre inscrições, nesta quinta-feira, 14, para o Edital Usina das Artes. Interessados podem se inscrever até o dia 30 de maio pelo e-mail usinadasartessmc@gmail.com. Pela proposta, serão contemplados seis coletivos, que ocuparão salas para ensaios, trabalhos de investigação cênica, oficinas e pequenas apresentações. Cada grupo receberá um auxílio R$ 2,3 mil. A íntegra do edital está disponível aqui.

Podem participar, exclusivamente, grupos de artes cênicas que tenham realizado suas atividades de natureza artístico-cultural em Porto Alegre, de forma ininterrupta, nos últimos três anos, comprovadas mediante apresentação de folders de divulgação, programas de peças e matérias públicas na imprensa. Deve conter, ainda, plano de trabalho, discriminando as atividades a serem desenvolvidas, visando o aproveitamento do espaço durante 12 meses; anexos referidos e demais informações solicitadas no edital.

Usina das Artes - O projeto começou em 2005, com a vontade de ocupar o Centro Cultural Usina do Gasômetro com grupos de teatro, circo e dança para pesquisa artística continuada em Porto Alegre. Com o fechamento da usina, os grupos foram transferidos para uma nova casa na rua Santa Terezinha. O nome Ksa Santa Terezinha foi batizado pelos coletivos. Atualmente, estão residentes os seguintes grupos: Cambada de Teatro Levanta Favela, Cia Espaço em Branco, Cia Rústica de Teatro, Depósito de Teatro GrupoJogo e Teatro Ateliê.

A SMC busca dar melhores condições para a continuidade do projeto, oferecendo manutenção básica, como limpeza, luz e água sem custos para os participantes do projeto. Desde 2021, o Projeto de Descentralização da Cultura está sediado no pavilhão ao lado, configurando o complexo como um espaço cultural chamado Casa D - Casa da Descentralização.

O coordenador de Artes Cênicas da Secretaria da Cultura, Jessé Oliveira, explica que este é um dos mais significativos e provocativos projetos de ocupação de espaço cultural por coletivos de artes cênicas. "Neste novo formato, poderá servir de modelo para se ampliar para outros pontos da cidade, aprimorando esta experiência inovadora”, completa. 
 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes