Encenação da Paixão de Cristo do Morro da Cruz reúne artistas, moradores e alunos

07/04/2023 07:44
Giulian Serafim / PMPA
Executivo
Procissão sairá do Santuário São José do Murialdo e seguirá em procissão pelo bairro

Nesta Sexta-feira Santa, 7, acontece a 64ª edição da Paixão de Cristo do Morro da Cruz, Zona Leste de Porto Alegre. A programação começa às 14h30 com missa no Santuário São José do Murialdo. A partir das 15h30, começa a encenação, seguida pela procissão e o auto de fé, com um grande elenco de artistas profissionais. Moradores do bairro também estarão no evento como soldados romanos e habitantes da Palestina. Alunos do bairro Restinga participarão da cena dos milagres de Cristo. O evento segue alinhado com a Campanha da Fraternidade 2023, com a temática “Fraternidade e Fome”. 

O evento acontece em frente à igreja, na rua 1º de Março, esquina Vidal de Negreiros, seguido de procissão por mais de 1,5 quilômetro até o alto do Morro da Cruz, onde ocorre a encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, finalizada com a crucificação e sua ressurreição.

Novidades - Entre as novidades deste ano estão algumas cenas, como a ressurreição de Lázaro e aquela em que Jesus salva a mulher que seria apedrejada (em referência à violência contra a mulher). Também haverá uma homenagem ao Papa Francisco, pelos 10 anos de seu pontificado. Também participarão oito bailarinos da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, em quatro intervenções coreográficas.

A realização é da Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre, em parceria com o Santuário São José de Murialdo.

Programação - 7 de abril - Sexta-Feira Santa
14h30 - Mensagem da Paixão - Interior da Igreja São José do Murialdo
15h30 - Bênção da Macela e início da encenação em frente à Igreja
16h30 - Procissão sobe pela rua Santo Alfredo, com cenas de Maria, mãe de Jesus e Verônica 
18h - Crucificação e Ressurreição - Final do ato o morro.
 
Endereço 

Rua Vidal de Negreiros, 550 esquina rua 1º de Março – Santuário São José de Murialdo

Transporte
- Linha 344 - Santa Maria - ponto final Centro na avenida Salgado Filho, 122.
- Outras linhas de ônibus e lotação via Bento Gonçalves descer na Estação Cristiano Fischer.
- T9 - ponto final na Rua Albion em frente à Carris.
- T2, T4 e T11 passam pela confluência das avenidas Bento Gonçalves/Aparício Borges/Salvador França.

Trânsito
A rua Vidal de Negreiros ficará bloqueada da rua Saldanha da Gama para cima (1ª quadra a partir da Bento Gonçalves). A linha 344 - Santa Maria - a partir de 7h circula no sentido Centro-bairro pela rua Martins de Lima e no sentido bairro-Centro pelas ruas Clemente Pereira e Martins de Lima. A rua Santo Alfredo fica bloqueada a partir da rua 1º de Março para cima.

Cleber Saydelles

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes