Encontro literário recebe escritor espanhol na Álvaro Moreyra

25/11/2019 08:47
Diego Burbano/Especial SMC PMPA
CULTURA
Encontro ocorre na Sala Álvaro Moreyra, com entrada franca

A Coordenação de Literatura e Humanidades da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) recebe nesta segunda-feira, 25, às 18h30, no projeto Os Livros de Nossa Vida, o escritor espanhol Javier Montes. O encontro, na Sala Álvaro Moreyra, conta com o apoio do Instituto Cervantes e a participação especial de J. Vicente Ballester, diretor do instituto. A mediação será de Sérgius Gonzaga.

Javier Montes é autor de Ceremonia Del Porno, publicação que venceu o Prêmio Anagrama de Ensaios, e de dois romances,  um dos quais, Varados En Rio, tem como cenário a antiga capital brasileira. O autor prepara agora um relato ficcional sobre a vida da famosa Luz de Fuego, símbolo de transgressão e escândalo na sociedade carioca dos anos 40 e 50.

Sobre seu novo romance, Montes declarou a J. Vicente Ballester: "O livro recria em forma de novela a figura de Dora Vivacqua, mais conhecida como Luz del Fuego, uma formidável vedete, pioneira da emancipação feminina e sexual e do interesse pelo meio ambiente e o nudismo como forma de vida. Criou-se em uma influente família de Belo Horizonte e viveu no Rio de Janeiro até seu assassinato em 1967 aos 50 anos. Sua vida também é uma maneira de explorar a modernidade brasileira do século XX, desde o seu início até o golpe de estado e a ditadura militar"


Os Livros de Nossa Vida
Segunda-feira, 25, 18h30
Sala Álvaro Moreyra (avenida Erico Verissimo, 307)
Mediação de  Sergius Gonzaga, com a participação especial de J. Vicente Ballester
Coordenação de Literatura e Humanidades (SMC) e Instituto Cervantes

  

 

Cleber Saydelles

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes