Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural completa 40 anos
A Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (Epahc) completa, neste quarta-feira, 12, quarenta anos de sua criação. A portaria, nº 45, de 1981, teve como um dos objetivos gerir os bens culturais de propriedade do municÃpio. Com o passar dos anos, suas atribuições foram-se ampliando e diversificando. Desde 1988, faz parte da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).
A Epahc é responsável por projetos e obras de restauração em prédios públicos municipais tombados e de interesse para preservação. É para onde são encaminhados os pedidos de tombamento de bens culturais e de espaços significativos da cidade. É também quem faz o inventário dos bens imóveis de Porto Alegre. Além disso, auxilia no desenvolvimento de estudos para instituição e proteção de lugares e áreas especiais de interesse cultural na cidade.
A equipe estabelece as diretrizes, assessora e analisa a viabilidade dos projetos relativos a edificações de preservação, as quais, após a análise, são encaminhados ao Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc).Â
A Epahc faz parte da Diretoria do Patrimônio e Memória da SMC, antiga Coordenação da Memória Cultural, também responsável pelo Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo e pelo Arquivo Histórico Moysés Vellinho.
Gilmar Martins