Escolas municipais recebem programação de teatro
A Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura realiza, até 30 de novembro, a mostra Valorização do Teatro nas Escolas. A ação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.Â
São sete espetáculos com apresentações nos turnos da manhã e tarde, preenchendo o ambiente escolar com obras cênicas voltadas para o público infanto-juvenil. As peças apresentam diversas linguagens e estéticas e abordam questões como diversidade e sustentabilidade.Â
Confira as peças:
Histórias Negras para Crianças de Todas as Cores (4 a 11 anos): explora a contação de histórias infanto-juvenis da cultura africana como ponto de partida para o acontecimento espetacular. A atriz Dedy Ricardo conta história da menina Suma. A trilha sonora ao vivo é do músico Ricardo Pavão.
Bichológico - Girassol (4 a 7 anos): jogo com formas geométricas coloridas distribuÃdas pelo espaço cênico e que compõem a cenografia do espetáculo, criados por Diego Steffani. O jogo de brincadeira, invenção e criatividade transforma as figuras no Gato Chinês, o Macaco Português, o Elefante Holandês, o Coelho Escocês e o Cão Polonês, personagens de histórias encenadas pela atriz e artista circense Débora Rodrigues, coordenadora e integrante do Circo Teatro Girassol. A música é assinada por Cláudio Levitan e arranjada por Kiti Santos. Â
Peteca, Pião e Pique-Pessoa - Bando de Brincantes (5 a 12 anos): Peteca e Pião contam a história de Pique-Pessoa, alguém que está sempre em busca de uma saÃda para ser feliz no futuro, sem vivenciar plenamente o presente. Diego Nayà e CÃntia Ferrer são dirigidos por Izabel Cristina e Viviane Juguero.
Frankie, Frankie, Frankenstein -  espetáculo de Guadalupe Casal e Ricardo Zigomático (6 a 10 anos). Adaptado do clássico de horror escrito por Mary Shelley, Franky/Frankenstein – Um Divertido Conto de Terror sobre a Amizade apresenta a história de um curioso menino chamado Victor, que se cansa da solidão e decide criar seu próprio melhor amigo, o Franky. Dirigido por Daniel Colin, o espetáculo venceu seis categorias das nove indicadas no Prêmio Tibicuera de Teatro Infantil, em 2014.
Irmãos Grimm Para os Pequenos - Teatro de Bonecos com uma abordagem diferente sobre os contos de Grimm (6 a 14 anos): Grino e Doroteia são dois contadores de histórias que saem pelas praças apresentando um mundo mágico que eles trazem guardados em suas caixas de viagem. Criado e dirigido por Leandro Silva, recebeu o prêmio de Melhor Atriz/ Categoria Infantil e três indicações no Festival Nacional de Teatro do Piauà em 2016.
Â
Circo Rapadura (circo teatro de bonecos) Cacá Sena (4 a 12 anos): espetáculo solo de teatro de bonecos criado em 2010 pelo diretor e manipulador Cacá Sena. Os números variados são inspirados na tradição do circo buscando o encontro com a tradição do teatro de bonecos.
Contando e Cantando Histórias - Grupo Teatro Ateliê (6 a 12 anos). As histórias ajudam as crianças a entenderem o mundo à sua volta, transmitem valores, provocam emoções e desenvolvem a curiosidade e o gosto que possivelmente as atrairão para a prática da leitura. No espetáculo de Alex Limberger e ValquÃria Cardoso, o Teatro Ateliê convida o público a soltar a imaginação.
Lissandra Mendonça