Espaços públicos do município oferecem programação cultural neste verão

10/01/2026 07:30
Alex Rocha/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Centro Municipal de Cultura abriga o Teatro Renascença, a Sala Álvaro Moreyra e a Biblioteca Josué Guimarães

Os espaços públicos do município - salas de exposições de arte, cinemateca, biblioteca e teatros - oferecem uma programação cultural diversificada para quem permanece na cidade ou visita Porto Alegre nos meses do verão. Entre os destaques,  estão mostras artísticas, sessões de cinema, contação de histórias, apresentações musicais e peças teatrais. Veja abaixo as principais atrações:

Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues (Teatro Renascença e Sala Álvaro Moreyra) – Localizados na avenida Erico Verissimo, 307, Menino Deus, os dois espaços estarão em cartaz com peças teatrais (drama, comédia e outros) e apresentações de dança na 27ª edição do Porto Verão Alegre. Consolidado como um dos maiores e mais representativos festivais multiculturais do Brasil, o evento deve movimentar os palcos do CMC entre os dias 13 de janeiro e 8 de fevereiro de 2026.

Pinacoteca Rubem Berta -  O espaço fica na rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico, e segue com a exposição Para mostrar o mundo: objetos do cotidiano, com curadoria de Katia Prates, que selecionou um conjunto de pinturas, gravuras e desenhos pertencentes aos acervos da Pinacoteca Ruben Berta e da Pinacoteca Aldo Locatelli para apresentar a clássica temática da natureza-morta. 

Os visitantes poderão apreciar a mostra até o dia 16 janeiro, de segundas a sextas-feiras, das 9h às 17h. A artista e curadora Miriam Tolpolar mergulhou nas gavetas do acervo gráfico da Pinacoteca Aldo Locatelli para apresentar um recorte com litografias de artistas de diferentes vertentes em uma profusão de imagens. As obras selecionadas abrangem o período da década de 1960 até o início dos anos 2000, compondo um painel histórico da gravura.

Museu de Arte do Paço  (Mapa) – Na Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico, o prédio histórico de 124 anos abriga nos dois andares e no subsolo coleções de arte valiosas, antigas e modernas. São 14 salas de exposições. A entrada é gratuita, há visitas guiadas em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e alemão, e o museu funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 

Os visitantes poderão conferir a exposição Os Outros, primeira mostra individual do artista Gustavo Schossler, com visitação até 16 de janeiro. As pinturas a óleo trazem temas como invisibilidade e pertencimento, com poesia e beleza densa. São obras que, por meio de rigor técnico e sutileza, reposicionam o olhar do espectador e fazem uma pergunta incômoda: quem é digno de ser pintado? 

Outra atração no Mapa é a Exposição Elíptico 33 rpm - o artista Tom Brabant foi vencedor do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea 2025. A mostra, que também encerra em 16 de janeiro de 2026, é resultado da residência artística de Brabant na Casa Iberê, com orientação de Eduardo Haesbaert, que foi impressor de Iberê Camargo. 

Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo -  Localizado na rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa, o espaço mantém nos meses de verão a exposição de longa duração que conta as histórias do Solar Lopo Gonçalves e do Museu com fotos, textos, objetos e uma maquete tátil. 

Também está disponível, inaugurando a nova área recém-integrada ao museu, ao ar livre, a mostra fotográfica Porto Alegre Natural: as cores vivas da capital gaúcha, uma iniciativa do Instituto Noite dos Museus, que reúne 29 imagens de fotógrafos profissionais e amadores selecionadas por meio de edital público. O público pode aproveitar ainda o pátio, uma grande área verde de lazer, onde podem ser feitos passeios e piqueniques. A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Biblioteca Pública Josué Guimarães - A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães (BPMJG) funciona em horário normal nos meses de verão, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Em um ambiente climatizado, no Centro Municipal de Cultura, a biblioteca tem um espaço dedicado à literatura infantojuvenil e mesas de consultas, com acesso à rede Porto Alegre Livre. 

Na programação, haverá o Clube de Leitura Josué Guimarães, com as obras: O morro dos ventos uivantes, de Emily Bronte, em 13 de janeiro; Orlando, de Virginia Wolf, em 10 de fevereiro; e Um defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, em 24 de março. O Clube se reúne sempre às 18h. 

A Biblioteca irá oferecer ainda o Projeto Verão de Histórias, ministrado pela escritora e contadora de histórias Adriana Scherner. Haverá encontros semanais com início na primeira semana de janeiro, totalizando seis encontros com duas horas de duração, com o intuito de divertir e desenvolver nos participantes o gosto pela leitura através dos livros, da contação de histórias, da arte e das brincadeiras, a fim de estimular a criatividade, desinibição, socialização e o prazer proporcionado pelas brincadeiras e pela literatura.

Arquivo Público Municipal – Localizado na avenida Bento Gonçalves, 1129, bairro Santo Antônio, o local estará aberto em janeiro para a realização do projeto Kilombinho de Verão, que oferecerá a 50 crianças negras uma imersão em atividades afro referenciadas. O projeto é organizado pela Associação de Mães Pretas. 

Pinacoteca Aldo Locatelli – Instalada dentro do Museu do Paço, na Praça Montevidéu,10, no Centro Histórico, terá a exposição Sobre Pedra. A artista e curadora Miriam Tolpolar mergulhou nas gavetas do acervo gráfico da Pinacoteca Aldo Locatelli para apresentar um recorte com litografias de artistas de diferentes vertentes em uma profusão de imagens. A seleção será exibida gratuitamente até 16 de janeiro.  

 

Ivani Schutz

Cristiano Vieira