Expofavela começa nesta sexta-feira com diversas atrações
A Prefeitura de Porto Alegre irá participar da Expofavela 2025, encontro de negócios, empreendedorismo e transformação social das periferias. O evento ocorre nesta sexta-feira, 7, e no sábado, 8, na Fábrica Guayba, no Instituto Caldeira (Travessa São José, 455 - Navegantes).Â
No estande da prefeitura, com 35 metros quadrados, haverá atendimento aos participantes do evento e uma programação diversa, incluindo painéis e oficinas com temas sobre inovação, empreendedorismo e cultura criativa.Â
O prefeito Sebastião Melo participa da cerimônia de abertura, às 9h, junto com outras autoridades. Após, será realizado às 9h30 o painel Iniciativas de Impacto nos Territórios, com a participação de cinco secretários municipais das seguintes pastas: Cultura, Inovação, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Inclusão e Desenvolvimento Humano.
Programação - Na sexta-feira, nos perÃodos da manhã e tarde (9h à s 12h e das 14h à s 17h), o atendimento será da Secretaria Municipal de Assistência Social. Equipe do Centro de Referência da Assistência Social - Cras Expo informará sobre benefÃcios, trabalho educativo e projetos de profissionalização, empreendedorismo, teatro e cultura dentro dos Cras direcionados a jovens e idosos. No sábado, também nos dois turnos, o atendimento será da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio da Sala do Empreendedor e Microcrédito.
Painéis e Oficinas – Na sexta-feira, à s 10h, o Gabinete de Inovação realiza um painel sobre o HackaPOA, que busca fortalecer e aproximar empreendedores dos hubs comunitários de Porto Alegre, colaborando para que adquiram conhecimento, integrem novas experiências e prosperem juntos. O Gabinete de Inovação ainda ministrará na manhã de sexta-feira, à s 11h,  a Oficina de Letramento para Inovação, apresentando o Glossário para Inovação, que foi criado com o objetivo de tornar a linguagem do ecossistema acessÃvel a todos.Â
Na sexta-feira à tarde, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizará o painel Projeto Lixo Cultural, iniciativa da associação comunitária Obra Social Imaculado Coração de Maria (Osicom), que transforma resÃduos do Carnaval, como fantasias, tecidos e adereços descartados, além de tecidos doados por outras cadeias produtivas, em arte, moda e sustentabilidade.
A proposta une criatividade, consciência ambiental e formação cidadã, envolvendo adolescentes em oficinas de reaproveitamento, onde aprendem a confeccionar bolsas, eco bags, quadros e acessórios com significado social e estético. Mais do que reciclar materiais, o projeto ressignifica histórias, estimula o empreendedorismo juvenil e reforça a ideia de que a beleza pode nascer daquilo que seria descartado, valorizando a cultura popular e o protagonismo dos jovens da comunidade.
Ainda na sexta-feira, das 15h às 17h, a Oficina Potência Criativa será ministrada pela Secretaria Municipal de Cultura, em que agentes culturais, produtores, empreendedores e público em geral terão a oportunidade de aprender na prática a elaborar um plano de trabalho para preparar um projeto cultural. O objetivo é qualificar os projetos a serem desenvolvidos pelos participantes.
No sábado, o Gabinete de Inovação e a Secretaria Municipal de Cultura irão repetir as oficinas realizadas na sexta: Letramento para Inovação, às 11h, e Potência Criativa, às 15h.
Também no sábado, às 10h, o Gabinete de Inovação fará um painel sobre os Hubs Comunitários de Inovação (Formô Hub+ Escola Startup) e, às 14h, a Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Humano fará o painel Pracinhas de Cultura, que visa a ampliar o acesso aos serviços públicos, promover desenvolvimento social e econômico, a cidadania e a garantia de direitos em áreas de vulnerabilidade social.
Â
Andrea Brasil