Exposição do pintor Giuseppe Boscagli segue em cartaz no Museu de Arte do Paço
A exposição Boscagli, de Júlio de Castilhos a Rondon, comemorativa aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, segue até 31 de outubro, na Pinacoteca Aldo Locatelli, localizada no Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico).
A mostra revela a trajetória de Giuseppe Boscagli, pintor e fotógrafo italiano, cuja obra e vida se entrelaçam com a história brasileira. O artista destaca o papel de imigrantes italianos na formação da identidade regional e nacional, através de sua memória visual - retratos, paisagens, marinhas e registros etnográficos produzidos por Boscagli no Brasil entre 1899 e 1945.
Além disso, a exposição agrega registros da expedição Roosevelt-Rondon (1913-1914) e apresenta obras originais em óleo, cartão e madeira, incluindo oito retratos históricos de figuras públicas como Conde de Porto Alegre, Gaspar Silveira Martins e Pinheiro Machado.
Sobre o artista - Giuseppe Boscagli nasceu em 29 de abril de 1862, na comuna de Rapolano, provÃncia de Siena, Itália, e faleceu no Rio de Janeiro, em 30 de maio de 1945. Em 1888, imigrou para a Argentina, em Buenos Aires, e de lá para Porto Alegre, no final de 1899. Seu trabalho é uma valiosa documentação visual do Brasil no inÃcio do século 20, especialmente das comunidades indÃgenas e dos pioneiros das regiões de colonização.
Serviço
Exposição: Boscagli, de Júlio de Castilhos a Rondon
Local: Museu de Arte do Paço, Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico, Porto Alegre
Visitação: Até 31 de outubro, de segunda à sexta, das 9h às 17h
Entrada franca
Andrea Brasil