Exposição mostra a dança na primeira metade do século 20

15/09/2022 08:47
Divulgação / Centro de Dança / SMC / PMPA
CULTURA
Exposição integra programação cultural dos 250 anos da Capital

O Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa inaugura nesta quinta-feira, 22, às 19h, no Goethe Institut Porto Alegre, a exposição Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX. O trabalho conta a história de mulheres que foram decisivas para a consolidação do ensino e da produção dessa arte na Capital. A exposição faz parte da programação cultural da prefeitura alusiva aos 250 anos da Capital. 

A exposição ficará aberta até 29 de outubro e tem cenografia de Rodrigo Shalako, curadoria de Airton Tomazzoni e Clarice Alves e edição de vídeos de Fernando Muniz. Esta é a primeira iniciativa do projeto Memória Dança POA, que pretende preservar e divulgar a memória da dança da cidade.

Os acervos das famílias das artistas, as mais de 700 edições da Revista do Globo, Correio do Povo e Diário de Notícias, assim como o acervo do Centro de Memória do Esporte (Ceme) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foram a base da pesquisa realizada pelo Centro de Dança.

O público poderá conferir fotografias, programas de espetáculo, reportagens da época, objetos pessoais, vídeos com depoimentos e até mesmo um vídeo com algumas das últimas criações coreográficas de Irmgard Hofmann, uma das homenageadas. A visitação pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 19h, e sábados, das 9h às 13h. A entrada é franca.

Pesquisa - O curador e diretor do Centro de Dança, Airton Tomazzoni, destaca que iniciou a pesquisa na década de 1990 de forma independente, depois foi contando com apoio de estudantes do curso de dança da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e ganhou forma com o trabalho da equipe do Centro de Dança. 

A pesquisadora e curadora Clarice Alves se emocionou com muitos dos achados, como o pandeiro que Salma Chemale marcava o compasso das aulas, um livro manuscrito inédito de balé com fotografias das posições e sequência técnica elaborado em 1935 por Irmgard. 

A exposição conta com uma linha histórica do tempo, biografias dessas artistas, depoimentos em vídeo e uma parede interativa para que o público possa deixar registrado quem foram suas professoras de dança ou em que período estudaram com essas mestras.
Uma programação paralela completa as atividades da exposição com uma mesa redonda com pesquisadores da UFRGS e um recital especialmente criado pela bailarina Luciana Paludo em homenagem às artistas.

Serviço
Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX
Galeria do Goethe Institut Porto Alegre (avenida 24 de outubro, 112)
Abertura: 22 de setembro, às 19h
Visitação: 22 de setembro a 29 de outubro 
Segunda a sexta, das 9h às 19h, e sábados, das 9h às 13h
Entrada franca
Realização: Centro de Dança da SMCEC
Apoios: Goethe Institut Porto Alegre, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, Centro de Memória do Esporte (Ceme).


 

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil